Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraCoordenador de frota, Delmar Lopes, motorista Ricardo Arnemann e secretário Leandro Pitsch
Coordenador de frota, Delmar Lopes, motorista Ricardo Arnemann e secretário Leandro Pitsch

A Prefeitura de Venâncio Aires conta atualmente com 113 veículos em sua frota. Desde a semana passada, alguns motoristas já contam com o novo sistema de um módulo rastreador (GPS) nos veículos. O contrato com a empresa JV System, de Caxias do Sul, vencedora da licitação, é registrar todos os veículos, consistindo na instalação e manutenção pelo período de um ano.

Conforme o secretário de Administração, Leandro Pitsch, o uso dessa tecnologia irá proporcionar um controle eficiente de toda a frota, sendo fundamental para a questão da segurança. Em qualquer itinerário que esteja o veículo poderá ser localizado de forma instantânea. O novo sistema possui ainda um identificador e somente o motorista que estiver cadastrado poderá ligar o carro. “Assim cada motorista será responsável pelo veículo que está usando”, explicou Pitsch.

O custo de instalação de cada módulo rastreador (GPS) é de R$ 100 e a prestação de serviços de manutenção (mensalidade de locação) é de R$ 45 por veículo/mês. O secretário Leandro acrescenta que este programa vem ao encontro do processo de informatização e automação da gestão pública, gerando um melhor controle e eficiência. “Traz segurança para os motoristas e servidores no sentido de relatar o itinerário, o que gera certamente uma economia e organização da frota. Os carros terão uma espécie de cerca eletrônica, tendo de respeitar um limite”, ressalta.

O assessor do departamento de frotas, Caio Martins, diz que a equipe responsável pela instalação levará até 15 dias para que toda a frota de veículos, incluindo todas as secretarias, esteja com a instalação do equipamento concluída. O motorista da secretaria de Administração, Ricardo Arnemann, foi um dos primeiros servidores a ser cadastrado com o controle eficiente de rastreamento.