Foto: Dimitri Alexandre / Divulgação Deputado Luiz Carlos Heinze juntamente com a presidente da Câmara de Vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira e secretário-geral de Governo Tiago Quintana
Deputado Luiz Carlos Heinze juntamente com a presidente da Câmara de Vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira e secretário-geral de Governo Tiago Quintana

Com apoio do deputado Luiz Carlos Heinze (PP), que promoveu audiência pública em Santa Cruz do Sul na última sexta-feira, 23, o secretário-geral de Governo, Tiago Quintana e a presidente da Câmara de Vereadores, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, estão em Brasília desde a segunda-feira, 26, para buscar a homologação do decreto de situação de emergência. As informações que corroboram com o temporal do último dia 21 foram colhidas pela Defesa Civil local, Afubra e Emater. Na oportunidade, 2.800 lavouras foram prejudicadas com fortes chuvas e granizo.

Durante a segunda-feira, documentos que intermedeiam o processo foram entregues durante audiência no Ministério da Integração Nacional. A expectativa é de que o reconhecimento ocorra nesta terça-feira, 27. Outra parte da agenda foi efetivada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ratificando o pedido da Famurs que solicita anistia e renegociação de dívidas junto aos agricultores atingidos. Somente em Venâncio 2.800 lavouras foram prejudicadas com fortes chuvas e granizo. “Buscamos uma maior flexibilidade nos prazos e linhas de crédito para os agricultores e também para permitir o saque do FGTS de forma antecipada”, destacou Quintana.

Outra pauta exercida junto ao Ministério da Integração Nacional foi a solicitação de recursos para cobrir a prestação de atendimento rápido como aquisição de lonas, óleo diesel, telhas, etc. As perdas na agricultura e também para as casas destruídas ou parcialmente atingidas podem ultrapassar R$ 57 milhões.