O domingo, 13, foi de manifestações por todo o país, podendo ser o maior protesto já ocorrido. Estimativas até a noite deste domingo dão conta de que seis milhões de brasileiros sairam às ruas para protestar contra o Governo federal, pedindo o

Foto: Vanessa Behling / Folha do MateEm Venâncio, cerca de 500 pessoas caminharam pela Osvaldo Aranha e Tiradentes
Em Venâncio, cerca de 500 pessoas caminharam pela Osvaldo Aranha e Tiradentes

Impeachment da presidente Dilma e pela prisão do ex-presidente Lula. Além disso, os manifestantes demonstraram apoio ao juíz Sérgio Moro, que está a frente das investigações da Lava-Jato.

E em Venâncio não foi diferente. Cerca de 500 pessoas se reuniram, a partir das 15h, na Praça Evangélica, onde cantaram o Hino Nacional. Depois, munidos de faixas, cartazes, bandeiras e vestidas de verde e amarelo, caminharam pela Osvaldo Aranha, passaram pela Travessa São Sebastião e retornaram pela Tiradentes até a Praça Evangélica.

Em Santa Cruz, cerca de seis mil manifestantes se reuniram por volta das 15h na Praça da Bandeira com vuvuzelas, cartazes pedindo a saída da presidente e a cassação do PT, perucas em verde e amarelo e adereços reforçando o patriotismo.

[GALERIA_737]

Pelo país

Os protestos iniciaram já pela manhã. No Maranhão, a manifestação aconteceu ao longo da manhã e encerrou por volta do meio-dia.

Em Foz do Iguaçu, no Paraná, manifestantes se reuniram por volta das 10h e depois de uma passeata, por volta das 11h30min, soltaram milhares de balões, encerrando o ato.

Em Brasília, por cerca de duas horas, cerca de 100 mil pessoas, de acordo com a Polícia, protestou. Esta foi a maior minifestação ja feita contra a presidente na Capital Federal.

Em Belo Horizonte, a estimativa é de 30 mil em clima de paz percorreram as ruas mineiras. O tucano Aécio Neves participou da movimentação.

No Recife já são cerca de 100 mil pessoas, acompanhadas de trios elétricos, também em defesa do impeachment da presidente, pedidndo a prisão de

Em São Paulo, de acordo com a Polícia, na Avenida Paulista foram mais de 1,4 milhão de pessoas. Organizadores falam em três milhões de pessoas na avenida paulista e adjacências.

No Rio de Janeiro, 10 quarteirões da praia de Copacabana foi tomada por milhares de pessoas, reunindo cerca de um milhão de pessoas. Brasília teve o maior protesto contra Dilma Rousseff até agora, com 100 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar.

Em Porto Alegre, os protestos contra o governo começaram pelas 15h, no Parcão, reunindo cerca de 40 mil pessoas. Manifestantes pró-governo começaram a se reunir pela manhã na Redenção e somaram cerca de duas mil pessoas, de acordo com a Brigada Militar, em defesa do PT.

Pelo menos em 23 cidades no exterior, como Paris e Nova Iorque, também tiveram protestos.

JUíZ MORO SE DIZ ‘TOCADO’ PELO APOIO RECEBIDO

Em nota, enviado ao G1, o responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro afirmou que ficou “tocado” com o apoio da população à operação que investiga o esquema de corrupção que atuava na Petrobras. O magistrado ressaltou que, apesar das referências ao seu nome, ele credita o apoio de parte da população ao “êxito até o momento” do trabalho da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e de todas as instâncias do Judiciário. Segundo Moro, é importante que as autoridades e os partidos “ouçam a voz das ruas”. Além disso, ressaltou o magistrado, os governantes devem se comprometer com o combate à corrupção.