A Escola Sesc de Ensino Médio (Esem) do Rio de Janeiro realiza hoje a formatura de uma nova turma, com 164 alunos. No grupo estarão as venâncio-airenses Gabriela Leonhardt de 17 anos e Paula Nicolay, que no sábado, 13, completou 18 anos de idade.
Ambas ingressaram na unidade em 2012 e a cerimônia de colação de grau acontece na cidade carioca, junto ao teatro a partir das 18h. A subgerente do Sesc de Venâncio Aires, Deise Caroline da Costa participará da solenidade, pois no município coordena o processo de seleção.
Gabriela que saiu do Colégio Gaspar Silveira Martins para a Esem e Paula, oriunda da Escola Estadual Cônego Albino Juchem agora deixam o espaço, rumo ao ensino médio a partir de 2015. Ambas inclusive confirmaram para reportagem que estão em meio ao período de vestibulares.
Ensino diferenciado
Em conversa com uma das estudantes, Paula Nicolay relatou a experiência vivida na cidade carioca e a oportunidade de estudar neste ambiente, conquista alcançada por poucos gaúchos. Por ano, dez jovens do Rio Grande do Sul, são aprovados para ingressar na instituição.
Criamos uma convivência muito família. Minha melhor amiga, por exemplo, é do Amazonas e vai ser complicado ver ela de novo.” – Paula Nicolay, Formanda da Esem 2014
Segundo ela, a Esem segue um modelo norte-americano de ensino e o processo de ensino acontece em turno integral. “Fora do turno das aulas, a escola oferece um leque muito grande de oficinas, que são encontros onde debatemos diversos assuntos e tem desde oficinas de artes, esportes, da área de humanas, biológicas, entre outros”, enfatiza Paula.
OPORTUNIDADES
A colega Gabriela Leonhardt, em seu relato, também destacou a qualificação dos professores na Esem. “São excelentes educadores, que incentivam e fazem com que o aluno sinta o real prazer de aprender. Além disso, eles estão sempre prontos para nos ajudar e apoiar, no que for preciso e, por isso, acabam tornando-se nossos grandes amigos.”
Foram três anos de muito aprendizado, tanto no âmbito pedagógico como no amadurecimento pessoal.” – Gabriela Leonhardt, Formanda Esem 2014
Segundo a formanda, os estudantes da escola carioca tem oportunidades únicas como participar de viagens e passeios pedagógicas. “Ao longo desses três anos, conhecemos e exploramos a Região dos Lagos, Ouro Preto – em Minas Gerais –, Petrópolis, o Centro do Rio e o Pantanal – no Mato Grosso, além de idas a museus”, detalha Gabriela.
A reportagem completa na edição impressa do jornal Folha do Mate de 17/12/2014.