Em cerimônia ocorrida nesta sexta-feira, 30, na Prefeitura Municipal, o empresário representante da multinacional chinesa XCMG em Venâncio Aires, Angélico Rocha, foi empossado diretor para o sul do Brasil do escritório de Jiangsu, província chinesa com interesses comerciais no Brasil. Com a presença de autoridades municipais, associações empresariais e do vice-presidente do escritório de Jiangsu para o Brasil, Tian Dong, a posse simbolizou o interesse das duas localidades em estreitar relações diplomáticas e comerciais.

Com mais de 130 milhões de habitantes e o segundo Produto Interno Bruto (PIB) da China, Jiangsu já mantem escritório de representação em São Paulo. Agora com representante em Venâncio Aires, a província busca ampliar negócios nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Conforme Tian Dong, a China vende muito para o Brasil, porém há muito espaço para comprar produtos brasileiro, especialmente alimentos, já que são mais de um bilhão de habitantes com poder de consumo. “Na China, não comemos carne de boi porque não existe para comprar. Para nós, a melhor parte do frango é pé e pescoço, o que no Brasil vocês consideram menos nobre”, exemplificou o chinês. Tian Dong destacou que o escritório pretende aproximar empresários e o governo dos dois países, facilitando a procura por fornecedores e serviços de interesse mútuo.

O prefeito Airton Artus reforçou o crescimento do mercado chinês e desmistificou a falta de qualidade de vida “A China cresceu muito e deve continuar crescendo nos próximos anos. Eles têm uma qualidade de vida muito boa e alto poder de consumo. Eu diria que temos muito a aprender com eles e, por que não, ganhar dinheiro com eles”, considera Artus, que já visitou a província e a fábrica da XCMG na China.

Angélico Dornelles colocou-se à disposição da comunidade e empresários para trabalhar como intermediador de negócios. “O escritório atenderá demandas. Quanto mais for solicitado, mais podemos aproximar as relações”, ressaltou. Entre suas metas está abrir caminho de negócios para a carne da Capital do Chimarrão na China. Antes da reunião de posse, chineses e brasileiros participaram de encontro com empresários do ramo frigorífico.