Durante a tarde desta segunda-feira, 18, o prefeito Airton Artus reuniu a equipe da Secretaria de Saúde para anunciar à imprensa local um decreto de atenção sanitária preventiva. O objetivo é combater a proliferação do mosquito da dengue através de campanhas de conscientização e realização de mutirões de limpeza em terrenos baldios, praças, áreas verdes, escolas e postos de saúde.

Para prevenir qualquer possibilidade de existência do Aedes Aegypti, a Prefeitura programa dois dias de mutirão começando pelo bairro Gressler em direção às ruas Carlos Wagner até a Coronel Agra. Nos dias 30 de janeiro e 13 de fevereiro, das 8h às 16h, as Secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente, juntamente com clubes de serviços e voluntários, vão realizar os mutirões.

A Prefeitura tem 74 armadilhas dispostas em 39 pontos estratégicos do município. Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com seis agentes de combate a endemias, que trabalham exclusivamente na visitação às armadilhas e no trabalho preventivo junto à população e às escolas. A Secretaria de Saúde mantém um trabalho modelo, inclusive com o primeiro laboratório de análise das larvas região.

O prefeito Airton Artus disse que a Prefeitura vai fazer a sua parte, compreendendo todos os setores. “Precisamos fazer a nossa parte para que este envolvimento chegue à população. Queremos envolver a mídia em ações informativas e de conscientização no combate à proliferação do mosquito”, disse.

 FOCO DO AEDES AEGYPTI NA MORSCH

As agentes de endemias do Município encontraram na última semana uma larva em um ponto do bairro Morsch. Desde então, um raio de 300 metros ao entorno da armadilha está sendo vistoriado e recebendo aplicação de veneno. A agente Simone Geller tranquiliza a comunidade, pois apesar de existir a presença de larvas do mosquito, isto não significa que o mosquito esteja presente em Venâncio Aires.

Em 2015, a equipe registrou nos meses de fevereiro e junho três larvas do mosquito Aedes Aegypti e trabalhou para o isolamento das áreas e dedetização das regiões, evitando assim o aparecimento do mosquito. Além disso, um caso de dengue foi diagnosticado em paciente que adquiriu a doença em visita a outro Estado. O Ministério da Saúde acredita que o auge dos casos de dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus aconteça no mês de abril deste ano.

COMO COMBATER A PROLIFERAçãO DO MOSQUITO

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões,

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo,

– Guardar pneus sob abrigos,

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia,

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises,

– Manter lixeiras fechadas e piscinas tratadas com cloro