Venâncio Aires, a partir desta quarta-feira, 08, passa a integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A assinatura do termo de adesão aconteceu no gabinete do prefeito Airton Artus e contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, e da gerente regional do Sebrae Vales do Taquari e Rio Pardo, Liane Klein.

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas Juntas Comerciais do Brasil. O sistema simplifica os procedimentos e reduz a burocracia. é um projeto pioneiro do Sebrae em parceria com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) e chega a Venâncio Aires como projeto-piloto que contempla apenas 16 municípios do Estado.

Para garantir a agilidade dos processos e a unificação de informações, dois consultores do Sebrae chegarão ao município, na próxima semana, para trabalhar com a equipe de servidores a análise de processos e sistemas. Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico, Hélio Lawall, a expectativa é de que, até o fim do ano, os sistemas do município e da Junta Comercial já estejam integrados. “O Sistema vai reunir todos os órgãos de registro e licenciamento de empresas, para que, através de um único canal, o empresário possa fazer uma consulta prévia para verificar a viabilidade de utilização do nome empresarial desejado e de instalar a empresa dele no local escolhido. Será possível também que o empresário dê sequência no registro da empresa, entregando seus documentos em um só lugar e acompanhando via sistema o andamento do registro e do licenciamento da sua empresa”, explica Lawall.

“Venâncio Aires tem um grande potencial de micro e pequenas empresas, e, também, o querer do município”, disse a gerente do Sebrae, Liane Klein. O prefeito Airton Artus ressaltou que é missão do governo municipal fomentar o empreendedorismo. Entre as medidas para centralizar informações e encurtar caminhos, trouxe para o prédio principal da Prefeitura o atendimento da Sala do Empreendedor. “O objetivo é aproximar o trabalho do órgão às secretarias da Fazenda, Planejamento e Administração, trabalhando assim integrados para otimizar os resultados. O que vier para facilitar a vida do contribuinte, vamos fazer”, ressaltou.

Benefícios para o município:

Base de dados centralizada e compartilhada;

Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;

Redução do custo operacional das partes envolvidas;

Benefícios para o usuário:

Entrada única de dados cadastrais e documentos;

Redução do tempo para registro e legalização de empresas;

Extinção da duplicidade de exigências;

Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;

Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.