
Venâncio Aires conquistou, pela primeira vez, o “Selo A” no ranking de qualidade das informações contábeis e fiscais, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e divulgado no dia de ontem. A Capital do Chimarrão obteve 143.273 pontos, equivalentes a 96,8% do total, e ocupa a posição 145 entre mais 5.500 municípios brasileiros, à frente de municípios vizinhos como Santa Cruz do Sul e Lajeado.
A publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) tem como objetivo avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe dos entes federativos – municípios, estados e da própria União. O Selo A destaca as cidades que demonstram excelência na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais, assegurando a transparência e confiabilidade dos dados.
De acordo com a Secretária Municipal da Fazenda, Fabiana Keller, o fato é uma grande notícia para a gestão, pois é a primeira vez que Venâncio Aires conquista o selo A. “Em um ano, o Município subiu mais de mil posições, após uma série de ações que adotamos internamente e do empenho e dedicação dos servidores da Secretaria da Fazenda”, ressaltou.
Para a assessora da Pasta, Marinete Bortoluzzi, a conquista é fruto da importância que é dada para uma gestão fiscal de qualidade. “Agora os servidores têm mais um grande desafio, que é manter Venâncio Aires com essa nota A. Depois de chegar nesse patamar, não podemos mais voltar”, destacou aos colegas.
O prefeito Jarbas da Rosa participou da comemoração com a equipe, e acrescentou sua confiança no trabalho técnico e transparente que o grupo desenvolve. “Na gestão da Prefeitura, nós primeiro buscamos arrumar a casa, oportunizar capacitação e contratar os servidores necessários para que as informações cheguem da forma mais clara possível nos relatórios fiscais e orçamentários. Hoje, comemoramos essa confiança alcançada não apenas pelos órgãos de fiscalização, mas também pela nossa comunidade”, destaca o gestor.