Durante viagem à Brasília para cumprir compromissos com a Câmara Setorial do Tabaco e agenda nos ministérios, o prefeito de Venâncio, Airton Artus, participou
de jantar na Embaixada da China. A convite da ministra conselheira econômica e comercial chinesa, Sra. Xia Xiaoling, Artus falou sobre a relação de aproximação com o país asiático, os investimentos da China Brasil Tabaccos em Venâncio Aires e o interesse local de ampliar mercado para a carne e outros produtos venâncio-airenses.
Na oportunidade, a Capital do Chimarrão foi convidada a enviar representantes no Seminário sobre Construção e Desenvolvimento de Cidades Irmãs para Países Lusófonos, que ocorre de 27 de abril a 17 de maio de 2016, na província de Fugian, na China. Organizado pelo Ministério do Comércio da República Popular da China, o seminário para países de Língua Portuguesa será dividido em duas partes: palestras e visitas de campo. Serão abrangidos conteúdos como o desenvolvimento econômico da China, cooperação e troca civil de cidades-irmãs. “Por meio deste treinamento, os participantes terão uma compreensão mais profunda sobre a China e poderão contribuir para a amizade e cooperação entre o nosso país e suas pátrias”, destaca a conselheira asiática no Brasil.
A participação de brasileiros no Seminário será custeada pelo Ministério de Comércio da China. Por impossibilidade de se ausentar em todo o período da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), o prefeito de Venâncio Aires indicou duas representantes para uma pré-inscrição junto à Embaixada: a vereadora, assistente social coordenadora de Programas Sociais do Município, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, e a coordenadora de comunicação e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, jornalista Daiana Nervo.
“é muito importante nosso município ter uma representação nesse evento, especialmente diante do convite pessoal vindo da Embaixada. A crise federal não deve paralisar as Prefeituras na hora de prospectar negócios e vender a imagem de suas cidades para o mundo. Quando a crise política e econômica passar, o Brasil seguirá tendo um papel estratégico para a China e é importante estarmos preparados para isso”, avalia o prefeito Airton Artus.
Durante palestra promovida pela Administração Municipal no último ano, com o historiador e especialista em China, Vladimir Pomar, o mesmo destacou a importância de Venâncio Aires buscar cidades-irmãs no país asiático. Em uma retrospectiva histórica, o palestrante pontuou o surpreendente desenvolvimento chinês desde 1978, com as reformas estruturais, a adoção da iniciativa privada, o aumento do comércio externo e a simplificação do idioma para facilitar o contato com os estrangeiros. “Não devemos pensar em China como um todo. Os patamares de população e consumo são estratosféricos. Venâncio Aires deve iniciar uma aproximação com uma cidade-irmã e estabelecer políticas para desenvolvimento bilateral”, indicou o palestrante na época.
O prefeito Airton Artus pessoalmente já visitou a China, em 2013, quando acompanhou uma missão gaúcha de políticos e empresários.