Com data de cadastramento junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação até 28 de junho, a Administração Municipal de Venâncio Aires e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) definiram nesta quarta-feira, 11, a área que será destinada ao projeto de Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Com o objetivo de conquistar recursos para a construção de um Centro de Estudos voltado ao desenvolvimento da proteína animal, representantes das duas instituições visitaram o campus local da universidade e confirmaram área atrás do atual prédio. O próximo passo é afinar a minuta do projeto e defendê-lo politicamente em Brasília. O CVT da Capital do Chimarrão seria a segunda experiência gaúcha. A Unisc foi pioneira na aprovação do CVT de Rio Pardo, que pesquisará inovações na área vegetal.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades de ensino e de profissionalização voltados para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico, além da transferência de conhecimento em áreas do processo produtivo. Na região nordeste do Brasil e estado de Minas Gerais já são dezenas de CVTs instalados. No Rio Grande do Sul, no entanto, o processo iniciou por Rio Pardo e Venâncio Aires busca ser o segundo município a receber recursos, complementando a proposta de diversificação agrícola e econômica da região. “Ainda estamos no início do processo, mas com a experiência de Rio Pardo, alguns caminhos poderão ser atalhados e contatos já estão estabelecidos”, relata o coordenador do Parque Científico e Tecnológico Regional, Fernando José Stanck.

Durante a visita para definição da área, o prefeito Airton Artus ressaltou a importância do CVT para o desenvolvimento do município e região. Artus afirmou que não serão medidos esforços no projeto que pode contribuir também para a oficialização do curso de graduação em Medicina Veterinária na Unisc de Venâncio Aires. “Queremos agora mobilizar esforços em projetos macros. O Centro Vocacional pode significar um salto importante na qualificação empresarial e atração de novos investimentos”, completa.

No encontro desta quarta-feira, 11, que contou ainda com a participação dos secretários municipais Hélio Lawall, Fernando Heissler e Telmo Kist, chefe de gabinete Tiago Quintana, arquiteto Carlos Pitzer e do pró-reitor de extensão e relações comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, foi definida nova reunião para a próxima quarta-feira, 18, na Unisc, em Santa Cruz.