A inauguração do novo Centro Administrativo da Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos em Venâncio Aires, ontem, marca oficialmente a centralização das operações industriais da empresa no município. A solenidade, prestigiada por autoridades locais, convidados e representantes da imprensa, foi realizada no 5º andar das novas instalações, na rua Coronel Agra, 1767. “Com esta centralização das operações em Venâncio Aires ratificamos o nosso compromisso com o município, onde passamos a figurar entre as maiores empresas, seja na geração de imposto ou de empregos”, destacou o diretor Regional – América do Sul, Alexandre Strohschoen.

O impacto da centralização das atividades na economia do município deve ser percebido já a partir deste ano. De acordo com Strohschoen, grande parte dos volumes exportados pelo Rio Grande do Sul vai partir por Venâncio Aires. “No ano passado, a AOB exportou 84.430 toneladas, que geraram uma receita bruta de US$ 427,4 milhões”, destaca.

A mudança do Centro Administrativo de Vera Cruz para Venâncio Aires foi concluída no final do mês de maio. A transferência consolidou o processo de centralização das operações administrativas e de logística da Alliance One, anunciadas pela empresa em outubro de 2011. A área de 90 mil metros quadrados passa a abrigar as atividades de Suprimentos, Contabilidade, Fiscal, Custo e Planejamento, Tesouraria, Jurídico, Tecnologia da Informação, Tráfego e Exportação e Comunicação & Responsabilidade Social, além da diretoria. No total, são mais de 80 colaboradores trabalhando no local.

Além do novo prédio, a empresa mantém no município a sua maior unidade de processamento de tabaco, localizada na rua Emílio Selbach, 1546. Considerada uma das maiores do mundo, com três linhas de beneficiamento, possui uma capacidade instalada de 150 mil toneladas. “Nossa expectativa para esta safra é de superar o processamento de 100 mil toneladas de tabaco”, enfatiza Strohschoen. A geração de empregos também é destaque no município, que ultrapassa 2 mil postos de trabalho, entre efetivos e temporários, no pico da safra.

Após a cerimônia, diretores da Alliance One Brasil e da administração municipal descerraram a placa inaugural do novo centro administrativo, que já passa a operar em pleno funcionamento no município.

INSUMOS

Com a centralização das operações em Venâncio Aires, a Alliance One investiu na construção de um pavilhão destinado ao armazenamento de defensivos e insumos agrícolas. A obra, com uma área total de 3.157 metros quadrados construídos, próxima à Unidade de Processamento, abriga 27 mil toneladas de produtos, envolvendo 40 colaboradores, entre efetivos, temporários e terceiros, além de 70 transportadores, atendendo as necessidades dos produtores integrados à empresa no Estado. (AI).

Mais detalhes na edição impressa de 28/06/2012

{gallery}galerias/27062012{/gallery}