Com a chegada do quinto mês de 2015, a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) divulga balanço sobre o número de infrações cometidas no ano passado pelos gaúchos. Na região dos Vales, Venâncio Aires lidera o ‘ranking’. Enquanto a Capital Nacional do Chimarrão supera 19,7 mil infrações, Santa Cruz do Sul registra 16,8 mil e Lajeado 15,9 mil infrações.

Foto: Alvaro Pegoraro / Arquivo FMForam registradas, no ano passado, 12,9 mil infrações por excesso de velocidade
Foram registradas, no ano passado, 12,9 mil infrações por excesso de velocidade

Na lista divulgada pela Procergs, a jornalista da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI) destacou 90 tipos de infrações cometidas nos 18 municípios associados a entidade. Deste número, há a relação de 56 tipos cometidos em Venâncio. Entre as três infrações mais cometidas pelos motoristas no município, no topo está: dirigir em velocidade acima do permitido. Foram registradas, no ano passado, 12,9 mil infrações deste tipo no município. Enquanto em Lajeado o número é de três mil e em Santa Cruz: 140.

O segundo tipo de infração mais cometida na Capital do Chimarrão é o de dirigir veículos fora da conformidade – como por exemplo, sem placa ou com placa falsificada. São 1,3 mil infrações do tipo, contra 2,8 mil de Santa Cruz e dois mil de Lajeado. A terceira infração mais cometida na Capital do Chimarrão é a de estacionar em local não permitido. São 801 infrações contra 3,4 mil de Santa Cruz e 2,5 mil de Lajeado.

Entre as demais infrações mais cometidas pelos motoristas nas cidades aparecem: avançar o sinal vermelho; não usar uso do cinto de segurança; dirigir com o braço para fora do carro ou com uma só mão e conduzir veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou com a carteira cassada e suspensa. Também são comuns infrações como conversão em local proibido e ultrapassar na contramão.

LEIA TAMBéM

Dados do Detran indicam perfil dos condutores nas cidades