A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira, 11, projeto de lei de autoria da vereadora Helena da Rosa (PMDB), que institui o evento anual “Mateada Municipal.” Pela proposta a comemoração ocorrerá no dia 24 de abril, data em que se comemora o Dia Estadual do Chimarrão e do Churrasco. O objetivo é de realizar integração na cidade para valorizar a bebida típica do Rio Grande do Sul.

A sugestão da parlamentar surge a partir da iniciativa da primeira prenda do Rio Grande do Sul, Marina Mayer, que promoveu neste ano, no dia 24 de abril, uma série de atividades voltadas a cultura do chimarrão. Com base na proposta e no sucesso do evento, a lei busca garantir a continuidade da PROGRAMAÇÃO anualmente em Venâncio Aires.

Helena da Rosa destacou a proposta e afirmou que a cidade merece ter uma data especial para lembrar da bebida símbolo do município. “Esse projeto quer integrar a comunidade em programações voltadas ao chimarrão. Sabemos da importância e do potencial econômico ao nosso município que a bebida possui. O evento deste ano foi uma amostra e queremos manter esta proposta para os próximos anos.”

Além disso, pelo projeto legislativo, as propriedades e benefícios para a saúde com o consumo de chimarrão, também serão ressaltadas, assim como, a garantia de uma data para marcar o hábito em nível estadual. A justificativa aborda a vontade de unir esforços no município junto as comemorações em todo o Rio Grande do Sul, visando dar destaque para as realizações na Capital Nacional do Chimarrão.

Pela matéria, a organização e desenvolvimento da “Mateada Municipal” irá envolver entidades tradicionalistas, escolas, o instituto Escola do Chimarrão, ervateiras, produtores, empresários e Poder Público. Centralizando a elaboração da PROGRAMAÇÃO nas secretarias municipais de cultura, esporte e turismo, e na pasta de educação.

Proposta ganha força com a Folha e Terra FM

Na edição deste ano do projeto desenvolvido pela prenda Marina Mayer, o Jornal Folha do Mate e a Terra FM foram parceiros, apoiando a iniciativa. “é o símbolo de Venâncio, mas principalmente pelo fato do dia 24 de abril ser, por lei estadual, o Dia do Churrasco e do Chimarrão. Durante o dia entendemos que a data deveria ser valorizada todos os anos. Combinamos de unir forças de comunicação da Folha e Terra para seguir com esta comemoração anualmente,” argumente o diretor de conteúdo da Folha, Sérgio Klafke.

Uma das propostas trabalhadas com a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) é de que a próxima edição do evento, em 2016, seja realizada no Parque Municipal do Chimarrão, pelo dia 24 de abril ser em um domingo, e próximo do inicio das programações da 14ª Festa Nacional do Chimarrão. “A lei municipal instituindo a data reforça esta proposta, que é de valorizar os dois símbolos gaúchos que estão tão presentes em Venâncio,” conclui Klafke.

Segundo a vice-presidente da ATVA, Luce Carmen Mayer, o projeto de manter as ações do Dia Estadual do Chimarrão e do Churrasco já estavam sendo discutidos para o próximo ano, com a legislação municipal será possível ampliar as parcerias. “Com a lei se ganha mais força. Neste ano atingimos o nosso objetivo para envolver a comunidade na data. A proposta é de garantir a participação dos venâncio-airenses e das entidades do município para enaltecer os dois maiores símbolos do estado.”