Integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e assessores da Administração Municipal começam a preparar a assembleia local da Consulta Popular em Venâncio Aires. Agendada para o próximo dia 27 de junho, às 19h, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, a assembleia definirá as prioridades do município na Consulta Popular do Governo do Estado. O objetivo maior, entretanto, é lotar o espaço em busca de indicações para incluir o PAC dos Frigoríficos entre os cinco projetos estruturantes da região. Para isso, cada 30 pessoas presentes na assembleia municipal elegem um delegado que representará Venâncio Aires na audiência regional.

O encontro público do dia 27 servirá para que a população da Capital do Chimarrão defina cinco entre as 10 demandas indicadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede). Conforme reunião ocorrida no mês de maio, em Santa Cruz do Sul, são áreas prioritárias no Vale do Rio Pardo o Combate à Violência no Trânsito; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Rural; Educação Básica, Profissional e Técnica; Educação Superior; Esporte, Lazer e Turismo; Irrigação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Saúde; Segurança Pública e Defesa Civil.

O presidente do Comude de Venâncio Aires, Vilmar de Oliveira, explica que a primeira parte da Assembleia Municipal defenderá obras locais nas áreas acima citadas e o público presente elegerá as cinco primeiras colocadas para incluí-las na Assembleia Regional. “O passo seguinte será apresentar o nosso PAC dos Frigoríficos como uma demanda estruturante, sem área nem orçamento definido, mas como um desejo unânime da população local”, acrescenta. Para garantir força de uma demanda local entre os cinco projetos estruturantes de toda a região, o grupo organizador da assembleia espera contar com grande público para eleger o maior número possível de delegados. “Acreditamos que, através da representatividade dos delegados na Assembleia Regional, garantiremos o PAC dos Frigoríficos na cédula de votação para todo o Vale do Rio Pardo no mês de agosto”, ressalta.

Durante a semana, as comunidades que podem ser beneficiadas com asfaltamento (Santa Emília, Sapé, Estância Nova e Mariante) estão sendo mobilizadas a comparecer na assembleia. Além disso, entidades interessadas em obras nas áreas apresentadas e comunidade em geral estão convidados a integrar a mobilização.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires