A Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires promove na próxima semana, de 26 a 30 de maio, uma semana inteira dedicada a orientação e prevenção ao câncer de boca. Em todas as Unidades Básicas de Saúde, os profissionais odontólogos reservarão a primeira hora de cada turno (manhã e tarde) para a realização de exames preventivos. O exame é rápido, gratuito e não precisa de agendamento prévio. No próximo dia 31 de maio é comemorado o Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal.
Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 14 dentistas que atendem, diariamente, nas unidades do centro, bairros e interior de Venâncio Aires. Apenas o Posto de Saúde Central, que abriga do Centro Materno Infantil, não possui consultório odontológico. Conforme a coordenadora de saúde bucal da Prefeitura, Sirlene Ramos, os profissionais estão orientados a, na próxima semana, dedicar o início de cada turno à prevenção do câncer bucal. “Ainda não sabemos como será a procura da comunidade, mas a intenção é realizar um grande mutirão de orientação e exames pré-câncer”, destaca.
O câncer de boca é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. é mais frequente em homens com mais de 40 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária ou gênero. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco. Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia.
O secretário municipal da Saúde, Celso Artus, acrescenta que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Ele lembra que nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Entre os sintomas que podem ser observados estão ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar; caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua; perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca; dificuldade para mastigar ou para engolir; dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta; inchaço que impede a adaptação correta da dentadura e mudança na voz.
Durante a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal em Venâncio Aires, cartazes e folders também estarão expostos nas Unidades de Saúde como forma de educação preventiva.