A Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires sedia na próxima quinta-feira, 2 de outubro, um espetáculo de música instrumental erudita. Apresentado pelo flautista Rodrigo Calveyra, o espetáculo “A flauta doce no sopro do tempo” é uma promoção da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo. O espetáculo inicia às 20h30 com entrada franca.

Foto: Divulgação / Folha do MateFlautista gaúcho faz sucesso internacional e faz show em Venâncio quinta-feira, 2.
Flautista gaúcho faz sucesso internacional e faz show em Venâncio quinta-feira, 2.

Através de um concerto didático audiovisual, onde o ministrante exemplifica através de cinco diferentes tipos de flautas doce a evolução do instrumento desde a era pré-histórica até os dias atuais, a narrativa é envolvente e a interação com o público é imediata.

O mesmo recital já foi apresentado em festivais e conservatórios de todo o mundo, como o VII Encontro de Música Antiga de Recife, o Festival de Música Antiga de Córdoba e o Conservatório de Buenos Aires. Em todos os lugares apresenta grande sucesso junto ao público e à crítica especializada.

A flauta doce é possivelmente o instrumento mais antigo utilizado pelo homem. Teve uma história de altos e baixos: conheceu a glória no século XVI e também o esquecimento no séc. XIX. Hoje é um instrumento prestigiado no meio profissional, mas com pequeno número de flautistas especializados na prática do seu repertório histórico.

Rodrigo Calveyra é um dos grandes nomes da flauta doce de sua geração. Gaúcho, ele reside em Estrasburgo, França, e faz parte de renomados grupos de música antiga na Europa, com os quais atuou nos mais importantes festivais europeus e gravou para as mais prestigiadas casas discográficas da Europa, como Harmonia Mundi, Deutsche Harmonia Mundi, Deutsche Gramophone, Sony Music, Ricercar e Ambronay Editions.