Uma mulher de 69 anos, moradora da zona urbana de Venâncio Aires e com histórico de hipertensão arterial teve o caso de gripe A confirmado, na tarde desta terça-feira. Trata-se do subtipo H3, diferente do H1N1, informou a assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Venâncio Aires.Ela internou no dia 24 de abril com síndrome respiratória aguda e com sintomas de febre alta, dores no corpo, falta de ar e dor de cabeça. Através da assessoria de imprensa, a equipe da Secretaria observou que a paciente foi rapidamente medicada com Tamiflu e não corre nenhum risco de vida. Ela fez a vacina contra a gripe há cerca de 10 dias, porém, a medicação leva até duas semanas para formar os anticorpos e prevenir a doença. “O caso confirmado é sazonal e pode ocorrer nos períodos de outono e inverno. Mas os cuidados devem ser os mesmos como os da H1N1”, esclareceu o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber.

Estamos atentos e vamos redobrar as mobilizações para que a comunidade esteja cada vez mais alerta” – Ramon Schwengber – secretário municipal de Saúde

ALERTAO caso coloca Venâncio Aires em alerta. Conforme o secretário, até o momento, dois casos foram notificados, porém apenas este foi confirmado. Em 2016, 39 casos foram notificados e dez foram confirmados, somente de H1N1. Devido à rápida ação das equipes médicas, nenhum paciente foi a óbito.O gestor da saúde explica que o procedimento padrão é que todos os pacientes que internem no Hospital com quadro respiratório sejam submetidos ao recolhimento de material para ser encaminhado ao Laboratório Centro do Estado (Lacen), através da Vigilância Epidemiológica do município. O resultado demora em torno de sete dias para chegar.

Dicas de prevenção- Aplicar a vacina da gripe (grupos prioritários);- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento, bem como uso de álcool gel;- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos em seguida;- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas;- Manter os ambientes bem ventilados;- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;- Evitar aglomerações e ambientes fechados;- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingerir bastante líquidos;- Usar a própria garrafa de água, evitando uso de bebedouros.