Venâncio Aires terá representantes no Miss e Mister Diversidade RS

Depois de muita dedicação e preparação, dois representantes de Venâncio Aires se dizem preparados para esse novo desafio e conquistarem as faixas em suas categorias. Alef Oliveira, 23 anos, concorre ao Mister Diversidade, enquanto que Nicolly Bittencourt dos Santos, 27 anos, participa da categoria de Miss Diversidade Rio Grande do Sul. O evento ocorre sábado, dia 8, a partir das 21h, no Clube Cruzaltense.

O concurso é uma promoção do Grupo Diversidade Cruz Alta com apoio da Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos por meio da Diretoria LGBT e secretarias municipais de Cultura e de Saúde. Também fazem parte do concurso as categorias miss trans e top drag. Ainda é atração a 9ª Caminhada contra a homofobia.

Foto: Arquivo Pessoal / DivulgaçãoNicolly fez a entrega de alimentos para a Casa de Acolhimento de Venâncio Aires
Nicolly fez a entrega de alimentos para a Casa de Acolhimento de Venâncio Aires

MISS DIVERSIDADE Nicolly Bittencourt dos Santos, 27 anos, representa Venâncio Aires – município onde vive – e também a cidade de São Leopoldo. Nicolly já tem o título de Miss Simpatia Diversidade RS, conquistado no ano passado, quando participou pela primeira vez do concurso. Ela conta que almeja o título de Miss Diversidade RS porque, além de ser um dos seus sonhos, também acredita que é uma forma importante para dar visibilidade à causa LGBT.

“O título vai dar a oportunidade de ser porta-voz para lutar pelos direitos, falar sobre o respeito. Na hora que tu é coroada Miss, tu passa a pensar não só em ti, mas nos outros também”, destaca. Para participar do concurso neste sábado, Nicolly dedicou-se na realização de ações sociais. Umas delas, realizada no fim do ano passado, correspondia a visitas em três escolas de Venâncio Aires, nas quais teve a oportunidade de contar a sua história.

Outra ação, realizada neste ano, foi a doação de alimentos para a Casa de Acolhimento de Venâncio Aires (Casa de Passagem). Ela explica que os itens foram arrecadados por meio de uma campanha promovida na empresa onde ela trabalha em Lajeado. Para o concurso, a expectativa é muito positiva. “Vou trazer o título para buscar mais visibilidade para a causa LGBT em Venâncio”, garante. Durante o concurso Nicolly vestirá um traje de gala desenhado pela estilista Ana Rafaela Pauli, de Venâncio Aires.

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateAlef Oliveira: “Ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a própria identidade”
Alef Oliveira: “Ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a própria identidade”

MISTER DIVERSIDADEAlef Oliveira, 24 anos, estará representando no concurso a Capital Nacional do Chimarrão. Ele, que é acadêmico em Educação Física, promete fazer bonito de novo no evento, pois ele já é detentor do título de segundo vice-mister diversidade do Rio Grande do Sul, conquistado em 2013. “São os bons princípios, humildade e solidariedade que nós venâncio-airenses temos que quero levar ao concurso e trazer, quem sabe, o título máximo. Ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a própria identidade”, destacou.

O jovem também disse que “gratidão” é a palavra que melhor resume o sentimento de apoio e carinho que vem recebendo. “É muito importante quebrar esse tabu e falarmos sim sobre diversidade, a diversidade está na cultura e na sociedade, e independente se a sua cidade for de poucos habitantes ou localizada no interior. O respeito é fundamental e precisamos trabalhar para que ele se fortaleça”.

São critérios que observados, por meio do regulamento, beleza, comunicação, desenvoltura, simpatia e elegância. Oliveira também participou na segunda-feira, dia 3, no espaço da tribuna livre da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Ele integra ainda a organização social JCI Venâncio Aires.