A crise aparentemente não afetou a Capital Nacional do Chimarrão. Segundo dados divulgados pela revista Exame, Venâncio está entre as 11 cidades que mais estão gerando emprego apesar da crise. Conforme levantamento, mais de três mil cidades terminaram o primeiro semestre com saldo positivo na geração de empregos.
Desses municípios, mais de dois mil não criaram nem cem novos empregos. Venâncio está na lista com 3,5 mil novas vagas criadas. O saldo de empregos de janeiro a junho de 3.502. Em 2014, o saldo de empregos em 12 meses é de 152. Segundo a Exame, o setor que mais gerou foi o de transformação. O quadro mostra a sazonalidade do município, que contrata mão de obra temporária no primeiro semestre, para o processo de beneficiamento de tabaco nas várias indústrias do setor aqui instaladas e que no segundo semestre desligam estes trabalhadores, baixando o saldo anual para patamar bem inferior ao do primeiro semestre.
No ranking Franca, SP, com 6 mil novos empregos lidera o primeiro semestre. Santa Cruz é o segundo, com 5,3 mil empregos gerados e Venâncio o quinto com 3,5 mil empregos. Os dois municípios aqui do Vale do Rio Pardo concentram as indústrias de beneficiamento do tabaco, que gera empregos temporários.
Estão na lista:
Franca – São Paulo com seis mil novas vagas
Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul com 5,3 mil novas vagas
Pontal – São Paulo com 4,7 mil novas vagas
Juazeiro – Bahia com 3,7 mil empregos criados
Venâncio Aires – 3,5 mil novas vagas
Arapiraca – Alagoas 2,8 mil novas vagas
Blumenau – Santa Cataria gerou 2,7 mil novas vagas
Nova Serrana – Minas Gerais com 2,3 mil novas vagas
Canaã dos Carajás – Pará com 2,2 mil novas vagas
Goianésia – Góias 2,1 mil novas vagas
Londrina – Paraná com 2 mil novas vagas