Venâncio não vai receber médicos estrangeiros

-

Aguardados para este mês, Venâncio Aires não receberá profissionais do Programa Mais Médicos. O município ficou de fora do quarto ciclo, que contempla a região do Vale do Rio Pardo com 35 médicos, que chegarão na sexta-feira, 11. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Celso Artus, Venâncio abriu mão do Programa. “Há municípios com maior necessidade e se abriu mão para estes municípios. Agora, a gente aguarda posições da Secretaria Estadual, pois tem municípios na nossa frente.”

De acordo com o secretário, enquanto Venâncio não é contemplado no programa federal, o Município busca suprir uma carência de profissionais da saúde com a contratação emergencial de médicos da região e do estado. “Procuramos resolver nossos problemas com profissionais daqui e conseguindo isso o Programa Mais Médicos vai sendo postergado. No futuro estaremos monitorando para ver como está se comportando o programa em termos de disponibilidade. Mas priorizaremos suprir a demanda com profissionais da região e estado.”

Na última semana, três novas profissionais médicas iniciaram suas atividades no Posto de Atendimento Médico (PAM), junto ao INSS e também no interior. Além delas, mais dois oftalmologistas deverão ser apresentados nos próximos dias, que atuarão junto às Estratégia de Saúde da Família.

No Programa, Venâncio se habilitou para receber três intercambistas para atendimento em unidades básicas de saúde. No total, mais de três mil administrações municipais por todo o país manifestaram o desejo de participar do Mais Médicos. Os médicos que chegam ao Brasil são encaminhados aos municípios através do Ministério da Saúde.

Para o recebimento dos profissionais, é necessário que o município, envie uma lei à Câmara de Vereadores garantindo aos profissionais moradia e alimentação. Em Venâncio, o projeto de lei ainda não foi enviado ao Legislativo. O valor que precisa ser repassado para cada médico, em auxílio alimentação e hospedagem, ficará em média de R$ 1,5 mil mensais.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria estadual da saúde alguns municípios que haviam manifestado interesse inicialmente, desistiram devido a este gasto mensal para os cofres públicos. Um dos critérios da distribuição de profissionais do quarto ciclo iria priorizar os municípios habilitados que ainda não receberam nenhum profissional. Mudança

Nesta semana a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, sediada em Santa Cruz, teve mudanças na coordenação. O delegado Paulo Gomes, que foi empossado dia 3 de março de 2011, deixa o posto que será assumido por Eliana Giehl. A nova coordenadora aguarda pela publicação no Diário Oficial da União para tomar posse.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 03/04/2014

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido