Os dados foram apontados pela gerência local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e demostram que Venâncio Aires tem garantido mais eficiência na rede de água, do que apontam dados nacionais e estaduais. O percentual se refere ao trajeto da água da estação de tratamento, até as residências.

O desafio de evitar desperdício de água é constante e envolve Poder Público, companhias de abastecimento e o cidadãos. O envelhecimento da tubulação da Corsan atinge regiões mais antigas da cidade, e outros locais estão tendo redes substituídas, justamente para evitar o crescimento na perda de água tratada. Levantamento feito pelas equipes municipais, e informada pelo gerente local, Paulo Weschenfelder, mostram que vazamentos na rede própria da companhia é o maior vilão do desperdício e alcança 15% do total de litros que cruzam as tubulações todos os dias.

O índice representa cerca de 1,2 milhão de litros distribuídos pela estatal em Venâncio Aires. Diariamente, 8,1 milhões de litros são tratados na unidade instalada no bairro Morsch. Conforme o gestor municipal da Corsan, obras de melhorias no sistema de distribuição são realizados, com o objetivo de diminuir as perdas. “Venâncio tem conseguido se destacar na diminuição no percentual de perdas, especialmente por obras que estão sendo realizadas. Também as equipes buscam priorizar os atendimentos em casa de vazamentos.”

A retirada das tubulações do meio das estradas, para o passeio público, prometem reduzir as perdas com vazamentos, e também o tempo de conserto. “Esse investimento busca implantar a tubulação para coleta de esgoto, e também reforma das redes de distribuição de água. Com esta estrutura nas calçadas iremos conseguir diminuir este percentual e agilizar obras de reparo em caso de vazamentos,” explica.