Desde julho do ano passado, Venâncio Aires conta com três totens do Detran/RS, os quais estão localizados no salão da prefeitura, e nas recepções dos Centros de Formação de Condutores (CFC) Central e Venâncio Aires. No total são 197 terminais existentes em 96 cidades do estado. O mesmo é um equipamento parecido com um caixa eletrônico que possibilita o usuário fazer várias consultas referentes ao veículo.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateSidnei costuma utilizar o equipamento com frequência para consultar o IPV da moto e do carro, assim como também, para verificar as multas
Sidnei costuma utilizar o equipamento com frequência para consultar o IPV da moto e do carro, assim como também, para verificar as multas

Através do totem, as pessoas podem consultar, de segunda a sexta-feira, multas e todo o histórico da moto ou carro. Entre outros serviços oferecidos, também está a solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir (PID), agendamento e reagendamento do curso de reciclagem para motoristas infratores. Além disso, o totem permite tirar extrato de débitos do automóvel, pontuação da CNH e status de envio do licenciamento anual. Para informações mais detalhadas, como o vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é necessário digitar não só a placa, mas também o código do Renavam.

CUSTOSConforme o Secretário Municipal de Administração, Leandro Pitsch, para manter o equipamento praticamente não há custos. Apenas é necessário oferecer a internet e energia elétrica. “O custo é muito pouco em comparação ao benefício que o totem traz para a população. Nós encaramos isso como um investimento”, observa. A troca do papel e manutenção da máquina é feita sempre que necessário e geralmente uma vez por mês por uma empresa contratada pelo Detran.