Falta um ano e meio para a eleição de outubro de 2018 – quando serão conhecidos novos presidente, senadores, governadores e deputados federais e estaduais -, contudo o pleito já é um assunto latente nos bastidores da política venâncio-airense. Tanto que a Folha do Mate, em levantamento realizado nesta sexta-feira, 24, identificou três pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Foram ouvidos oito presidentes de partidos com representação na Câmara de Vereadores e o pré-candidato que já havia anunciado o projeto político.
Airton Artus (PDT) e Vinícius Medeiros (PSDB) já eram nomes conhecidos da comunidade, porém a atualização das intenções fez surgir o nome de Nelsoir Battisti (PSD), vereador eleito e que neste momento responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. à Folha, tanto ele quanto o presidente da sigla, Chico Rech, confirmaram a pré-candidatura e argumentaram que ela é uma consequência natural do crescimento da legenda em Venâncio Aires. “Faltam ajustes, mas sou pré-candidato sim”, comentou Battisti. Rech completou dizendo que a dobradinha será com Danrlei de Deus Hinterholz, ex-goleiro gremista que tem mandado emendas para Venâncio e tentará a reeleição no ano que vem.
Primeiro a anunciar o interesse de buscar uma cadeira na Assembleia, o tucano Vinícius Medeiros é só entusiasmo ao falar sobre o assunto. De acordo com ele, a região precisa de um representante que acompanhe diariamente suas necessidades, “alguém que compreenda as demandas importantes para a evolução e desenvolvimento da região”. Medeiros admite que o bom desempenho na eleição para prefeito – ficou em terceiro lugar, com 14% dos votos, atrás do prefeito eleito, Giovane Wickert, do PSB, e de Jarbas da Rosa, do PDT – rendeu ainda mais confiança. “Estou levando a sério a missão a que me propus quando disponibilizei meu nome. A leitura que eu faço é que a população quer gente nova e sou novidade”, disse. Vai fazer dobrada com Lucas Redecker, deputado estadual que tentará chegar à Câmara, em Brasília.
O ex-prefeito Airton Artus também segue trabalhando em busca de suporte que possa viabilizar uma votação expressiva e consequente garantia de uma cadeira no Palácio Farroupilha. Defensor de que a comunidade venâncio-airense deveria se unir em torno de uma candidatura apenas, para elevar as chances de eleição de um representante, pretende debater a possibilidade na tentativa de sensibilizar os demais partidos de que a pulverização de votos é prejudicial a todos. “Que se faça uma pesquisa, mais adiante, sobre quem tem mais condições de chegar à Assembleia. Ou que as pessoas indiquem quem elas acham que tem o melhor discurso para Venâncio e região. De qualquer maneira, sigo com o meu trabalho e quero garantir apoio dos diretórios do PDT na região do Vale do Rio Pardo”, disse o ex-prefeito e pré-candidato.
FALA, PRESIDENTE!
Nestor de Azeredo (presidente do PSB) – “No momento, nosso foco é fazer o recadastramentos dos filiados e dar assistência à Administração, uma vez que recém fomos eleitos para governar Venâncio Aires. Obviamente, há conversas sobre o tema eleições 2018, mas elas são esporádicas. Queremos convocar uma reunião para tratar especificamente deste assunto. Hoje, não há um nome do partido para concorrer a deputado estadual, mas pode vir a aparecer ou apoiarmos algum pré-candidato da coligação que está na Prefeitura. Para federal, penso que temos quase uma obrigação com o Heitor Schuch, que tem um compromisso histórico com Venâncio e região e é um defensor da agricultura familiar”.
Valdir Kist (presidente do PP) – “Ainda não trabalhamos, no âmbito municipal, a questão dos pleitos para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Nossos encontros devem se intensificar no mês de abril, quando certamente colocaremos o assunto em discussão. Posso afirmar, no entanto, que até o momento nenhum filiado manifestou interesse de disputar a eleição. Se ninguém do nosso partido a nível municipal se colocar à disposição, faremos contato com os diretórios regionais para saber sobre indicações do PP. E também há a possibilidade de apoiarmos alguém da coligação que elegeu o prefeito Giovane Wickert. Para a Câmara Federal, devemos apoiar o deputado Luis Carlos Heinze”.
Eurípedes Vieira (presidente do PSC) – “Pelo menos até onde temos conhecimento, nosso partido não apresentou nenhum pré-candidato na região até agora. Se algum nome for lançado em Lajeado ou Santa Cruz do Sul, por exemplo, é possível que sigamos as diretrizes partidárias. Mas é muito pouco provável que tenhamos candidatos do PSC na região, pelo que tem se desenrolado. é boa a possibilidade de apoiarmos o nome do ex-prefeito Airton Artus, pois já estivemos junto com o PDT na eleição municipal de 2016. Em relação a nomes para a Câmara dos Deputados, em Brasília, não temos nada definido. Acho que vamos acabar pedindo orientações para o diretório estadual da legenda”.
Celso Krämer (presidente do PTB) – “O partido vai voltar a se encontrar com mais frequência a partir do mês de maio. Nossas decisões vão passar muito pelas dobradinhas que surgirem na região. Eu, particularmente, não tenho intenção de concorrer a deputado estadual outra vez, até porque no momento sou vice-prefeito. Vamos ter que esperar mais um pouco para saber se algum filiado aqui de Venâncio vai se manifestar. O deputado estadual Marcelo Moraes está ventilando concorrer a federal, caso o seu pai, Sérgio Moraes, não tente a reeleição, e é um bom nome, que sempre apoia a nossa comunidade. Vamos ter que aguardar, no momento não podemos tratar nada como oficial para a eleição”.
Rudemar Glier (presidente do PMDB) – “Nos reunimos no último sábado e, pelo que colhemos de informações, ninguém do partido no município comentou sobre interesse de concorrer à Assembleia Legislativa. Vamos ter um novo encontro no começo do mês de abril e este será um tema tratado. A princípio, o indicativo é de apoio à tentativa de reeleição do deputado estadual Edson Brum. Já em relação aos candidatos a deputado federal, alguns integrantes do PMDB de Venâncio Aires apoiam o Giovani Feltes, enquanto outros optam pelo Alceu Moreira. Esses foram os dois mais votados na última eleição. Mas não descartamos algum candidato local. Recém assumi o partido e tenho que aguardar”.
Henrique Silva (presidente da Rede Sustentabilidade) – “Em princípio, não teremos pré-candidato a nível municipal, mas podemos abraçar algum nome do partido que surgir em Lajeado e Santa Cruz do Sul, por exemplo. No entanto, não estamos descartando completamente uma pré-candidatura de um filiado de Venâncio Aires. A vereadora Tata Haussen Oliveira, que vem fazendo um belo trabalho na Câmara, tem boa visibilidade. Eu também faço um trabalho envolvendo o judô da nossa região. Temos que buscar a opinião dos nossos filiados, ver o que é mais interessante para a sigla, que vem crescendo bastantes no município. Para deputado federal, vamos colabora com a reeleição do João Derly”.
