Com intuito de promover a cultura local, uma parceria público/privado foi estabelecida através da Bola Ideias – que possui cadastro de produtor cultural – e a secretaria da Cultura, Esportes e Turismos para promover o projeto 1ª Cena Cultural em Venâncio Aires.
Conforme o produtor cultural Everton Teixeira, a iniciativa viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Rio Grande do Sul já está aceita, mas encontra-se em diligência. Para que o projeto fosse viabilizado, Teixeira afirma que buscou-se a consultoria da NRCA, de Neidmar Charão Alves, “que já presidiu o Conselho Estadual de Cultura e isso foi fundamental para o entendimento do sistema LIC/RS, pois já era vontade nossa poder oferecer essa modalidade de ativação de patrocínio cultural em Venâncio”, explica. Na LIC o projeto foi inscrito pelo produtor cultural Everton Teixeira.
A intenção é que o projeto seja executado entre os dias 16 a 20 de dezembro, sempre após o horário comercial na Travessa São Sebastião Mártir. A proposta é dividir os dias de atração entre dança, teatro e música. “Com aproximadamente 20 apresentações, exclusivamente com artistas e grupos do município em um palco na praça central e oficinas dos mesmos segmentos culturais em escolas municipais”, salienta.
A 1ª Cena Cultural quer promover a cultura local, consolidando, também, o ciclo que culmina com o momento de apresentação ao público “e assim garantir o tripé de organização que vem sendo organizado pelo Sistema Municipal de Cultura de Venâncio. O projeto busca garantir nesta edição a visibilidade e o reconhecimento das artes no seu território”, garante.
VALORDe acordo com produtor cultural, o sistema LIC, diferente do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), funciona sobre renúncia fiscal, ou seja, a Secretaria da Cultura do Estado (Sedac), sobre avaliação coletiva do Conselho Estadual de Cultura avalia se aprova ou não os projetos que poderão captar esse recurso, “que na verdade é renuncia fiscal, junto a empresas que adiantam o valor em dinheiro para depois obterem a isenção no pagamento de tributos ao Estado”, explica Everton Teixeira.
Para o projeto o valor proposto é de R$ 47.950 mil. “A matriz da diversidade será constante nos cinco dias de atrações dos espetáculos locais, visto que o revezamento por noite de apresentação busca este incremento, ou seja, apresentações que diferem de técnica, linguagem e construção histórica e politico cultural”, reforça.
Oficina nas escolasAlém das apresentações que ocorrerão na Travessa São Sebastião Mártir, ocorreram oficinas na Escola Municipal de Educação Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands. A intenção é que as oficinas sejam realizadas no mês de abril e maio de 2017, “para professores e alunos do educandário com intuito de corroborar com o exercício das disciplinas de Teatro, Música e Dança na escola.”
Casulo de MúsicaOutro projeto que está sendo viabilizado pela Bola Ideias, através do produtor cultural, é o ‘Festival Casulo de Música dos Vales’, que foi inscrito em um edital da Sedac, que pertence ao concurso ‘Pró-cultura RS FAC Regional’.
Conforme o produtor cultural Everton Teixeira, a inscrição está na Regional 2, ou seja, a que pertence à Venâncio Aires. A intenção, a partir do edital, é que cada região seja contemplada com dois projetos, um de produtores locais e outro de produtores de fora.
O projeto quer fomentar e capacitar a produção de música autoral regional e formação de público, resultando em uma obra audiovisual (DVD). O projeto foi inscrito para ocorrer nas cidades de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. “Cada cidade sediará em um final de semana, separado (sábado e domingo), shows de 15 bandas da região, três oficinas e quatro workshops. As bandas apresentarão repertório composto de no mínimo 70% de músicas autorais”, explica. O valor estimado, que já vem fechado, para esse edital do ‘Pró-cultura RS FAC Regional’ é de R$ 140 mil.