

Promover ações que busquem a segurança, o combate e o fim da violência no trânsito. Esses são os objetivos da Semana Municipal de Trânsito de Venâncio Aires que inicia no dia 25 e segue até 28 de setembro. Serão realizadas diversas atividades como caminhada educativa, escolinha de trânsito, distribuição de materiais informativos e palestras.
Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Nós somos o trânsito”. A medida acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.
Precisamos nos convencer de que as mudanças pessoais necessárias para que haja melhora no trânsito, dependem unicamente de nós.”JOÃO ARAÚJO Chefe de fiscalização de trânsito
O coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Dário Martins, diz que o intuito com a promoção dessa semana especial é para aumentar as orientação de segurança entre motoristas e pedestres. “O objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores e pedestres a optarem por um trânsito mais seguro”.
A Semana Municipal de Trânsito, realizada pela Prefeitura de Venâncio Aires, leva o apoio da Folha do Mate e Terra FM.
PROGRAMAÇÃO
A programação inicia na terça-feira, 25 de setembro, no Dia Nacional do Trânsito. De terça até quinta-feira, 27, funcionará, no Parque Municipal do Chimarrão, escolinha de trânsito, direcionada as crianças. Elas participarão de palestra e farão o circuito de trânsito e depois ganham um material educativo.
O encerramento do evento será no dia 28, às 9h, com caminhada pela rua Osvaldo Aranha. O grupo saíra da Praça Evangélica e dispersão será em frente a prefeitura. Para essa ação são convidadas escolas e comunidade. Informações adicionais podem ser obtidas pela fone 3982-1025.
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito.”HAMILTON MONTEIRO Fiscal de trânsito e responsável pelas ações de educação
ATITUDES QUE AJUDAM A EVITAR ACIDENTES NO TRÂNSITO
– Não dirigir alcoolizado;- Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;- Não ultrapassar o limite de velocidade;- Usar sempre o cinto de segurança;- Atravessar a rua nas faixas de pedestres;- Conhecer e respeitar os sinais e leis de trânsito.