Quando completar 124 anos de emancipação político-administrativa, em 11 de maio de 2015, o município de Venâncio Aires provavelmente já terá alcançado a marca de 70 mil habitantes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente que a estimativa populacional para a Capital do Chimarrão em 2014 é de 69.521 habitantes, 3.575 a mais que o registrado no último Censo, em 2010. O aumento médio da população é de 873 pessoas a cada ano.
Essa oscilação populacional depende basicamente do ‘saldo’ entre nascidos e mortos e da fixação de residência, em Venâncio Aires, de pessoas vindas de outros municípios. Entre 2010 e 2014, segundo dados do Cartório de Registro Civil, os nascimentos superaram os óbitos em 1.293 registros, o que remete a um incremento médio da população de 323 novos habitantes por ano e evidencia um outro número: a cada 365 dias, 570 pessoas, em média, chegam à cidade em busca de oportunidades ou já inseridas no mercado. é o mesmo que afirmar que, a cada dois dias, três pessoas chegam para morar aqui.
Secretária municipal de Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade confirma que o ‘grosso’ do incremento populacional está relacionado com a escolha de Venâncio Aires como nova morada, especialmente, por parte de safristas da indústria de fumo. De acordo com ela, “muitos vêm e ficam no município após conseguirem uma certa estabilidade”. A titular da pasta argumenta que Venâncio Aires recebe muitos novos moradores vindos de São Gabriel e de Cachoeira do Sul. “Sabemos disso em virtude dos cadastros que preenchemos na secretaria. Essas duas cidades estão sempre no topo”, revela.
LEIA MAIS NA EDIçãO IMPRESSA DESTA QUINTA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO, DA FOLHA DO MATE.