Foto: Divulgação .

O céu de Venâncio Aires vai ganhar um colorido diferente no último fim de semana de outubro. Nos dias 28 e 29 ocorre a primeira edição do Festival de Balonismo do município. Mais de dez balonistas do Rio Grande do Sul estarão no Parque Municipal do Chimarrão para abrilhantar a iniciativa que tem realização da Folha do Mate, Terra FM e Prefeitura. O evento terá entrada gratuita.

A proposta foi idealizada pelo ‘amante’ de balonismo, Alexandre Vidal e compartilhada com o venâncio-airense Sérgio Jung, já conhecido por sobrevoar a cidade e a região com um balão que encanta a todos. Eles se engajaram na proposta e buscaram os realizadores para a promoção, que é inédita.

Vidal explica que, após as conversas iniciais, buscou a concretização deste sonho para o local onde reside há sete anos, a Capital do Chimarrão.Além do Festival, os realizadores irão proporcionar atividades paralelas. Segundo a diretora comercial da Terra FM, Ana Cristina Uhry, aposta-se em shows musicais nos dois dias, encontro de carros antigos com as associações do município, além de feira comercial, brinquedos infláveis e uma praça de alimentação com a presença de food trucks. “Queremos que o evento ganhe uma dimensão estadual e estamos com a expectativa de um grande público”, afirma.

Os organizadores explicam que haverá também voos de paramotores, no entanto, a decolagem não será feita no Parque do Chimarrão, como ocorrerá com os balões, mas na pista de aeromodelismo, em Linha Bem Feita. “Eles irão apenas sobrevoar o Parque do Chimarrão”, observam.

Além de toda a programação que ainda está sendo estruturada e será apresentada nos próximos dias, já está confirmada a carreata de fogo com os cestos dos balões, no sábado à noite, 28, pelas principais ruas da cidade e finalização no Parque do Chimarrão, onde será realizado o night glow, onde todos os balões são iluminados e ficam flutuando a uma altura de até 50 metros.

Fomento à economia local O Festival de Balonismo de Venâncio Aires irá receber visitantes de diferentes municípios, por isso, a intenção é que os participantes comecem a chegar já na sexta-feira, dia 27 de outubro, e a comunidade seja surpreendida logo no sábado pela manhã com os voos. A expectativa é de que o evento também movimente a economia da Capital do Chimarrão, como comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti: “O Festival irá proporcionar um espaço de valorização comercial também para os empresários locais”. A intenção é, a partir de uma conversa com a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), incentivar os comerciantes a participarem expondo e comercializando seus produtos aos venâncio-airenses e turistas. O prefeito Giovane Wickert comemora a realização do evento, que deve ser incluído no orçamento de 2018 da Administração. “Queremos colocar Venâncio no mapa de referência em balonismo”, diz.

O diretor administrativo da Folha do Mate, Ricardo Silberschlag, destaca que o Festival será enriquecido com diversas atividades, ao longo do fim de semana. A intenção, no momento de definir a programação, foi valorizar o comércio local com um projeto inédito de venda de espaços compartilhados. “A proposta será lançada nos próximos dias para o comércio e prestadores de serviço de Venâncio”, antecipa Silberschlag.

Queremos colocar Venâncio no mapa de referência em balonismo

GIOVANE WICKERT – PREFEITO

CompetiçãoAlém de toda a programação que irá entregar o Festival, Sérgio Jung explica que será realizada a prova denominada ‘caça-raposa’, onde um balão levanta voo antes dos demais e realiza o pouso em um determinado local. “Os outros balonistas precisam ir até o local onde o outro balão estacionou e tentar atingir um alvo. O que chegar mais perto, ganha”, explica.

Foto: Ana Carolina Becker / Folha do MateEncontro entre realizadores ocorreu na manhã de sexta-feira
Encontro entre realizadores ocorreu na manhã de sexta-feira

Os voos de balão devem ocorrer em três momentos: um no sábado e dois no domingo. Além disso, serão ofertados voos locados de balão com duração de uma hora, ao custo de aproximadamente R$ 350 por pessoa. Os interessados em voar durante o evento podem contatar Jung pelo telefone 99877 6063. Também serão oferecidos voos de paramotor e paratrike. As inscrições para estes voos serão abertas nos próximos dias.