As empresas e comércio que querem mostrar seus produtos e potencialidades já podem garantir seu lugar na 14ª edição da Festa Nacional do Chimarrão, que ocorre de 5 a 8 e de 11 a 15 de maio de 2016.
A prioridade está sendo para expositores que participaram da última edição. Estes já estão sendo procurados pela equipe comercial da Festa. Alguns já confirmaram presença. Por enquanto, estão sendo comercializados apenas estandes na área interna do Ginásio de Exposições. Nos próximos dias deve iniciar a venda de espaços ao longo do corredor ao ar livre, entre as casas de imprensa e o Poliesportivo. No total serão cerca de 200 espaços foram colocados à disposição de expositores e entidades.
De acordo com a vice-presidente da Festa e integrante da Comissão Comercial, Fabiana Bergamascchi, os valores dos espaços internos não sofreram alterações da última edição da Festa. Já para os estandes no pátio do Parque ainda está sendo avaliada a questão valor, mas deverá haver algum acréscimo, devido ao alto custo de infraestrutura.
O pagamento dos espaços pode ser dividido em três a quatro parcelas. Para interessados em participar da Festa com o Sabor do Rio Grande, o contato comercial pode ser feito com Ivo Trarbach através do telefone 9945-3299.
Comissões
Nos próximos dias, a diretoria da Fenachim deverá apresentar mais três comissões responsáveis pela exposição agropecuária, gastronomia e estacionamento. Para as duas primeiras áreas já há nomes em vista. Já a parte do estacionamento ainda está sendo estudada pela organização, podendo ser terceirizada.
Para o rodeio, o qual está sendo organizado por André Kroth, está sendo buscando o aporte financeiro da Lei de Incentivo a Cultura. O valor poderá suprir custos com infraestrutura, som, banheiros, segurança. “São coisas que geram custo adicional e com a LIC nada disso geraria despesas para a Festa, no geral. A confiança é muito grande no grupo de trabalho, estamos sendo bem recebidos pelos empresários da cidade”, salienta o presidente da Fenachim 30 Anos, Luiz Paulo Assmann. Hoje, os organizadores terão um encontro com mais empresários afim de firmar parcerias.
Assim como para o rodeio, para os shows também está se buscando ajuda financeira de empresas a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), a qual possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa física) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais.
Poliesportivo
Depois do Corpo de Bombeiros apontar que serão necessárias adequações para que o Poliesportivo possa receber shows com público acima de 4,5 mil pessoas – capacidade máxima prevista no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) que expira dia 31 de dezembro, engenheiros da Prefeitura de Venâncio estão desenvolvendo o projeto no qual constam as adequações necessárias, para posteriormente ser encaminhado ao Corpo de Bombeiros, onde será analisado. E somente depois ocorre a aprovação do projeto e a execução das obras necessárias.