Com informações de Renê Ruppenthal.
As fortes rajadas de vento na última sexta-feira à tarde, dia 9, causaram prejuízos na propriedade do casal Valmor e Sirlene Nyland em Linha Boa Esperança Alta, proximidades da RSC-453. Uma estufa, que seria usada para o cultivo de pepino (2 mil pés), teve grande parte do telhado arrancada pelo vento.
O agricultor estima um prejuízo acima de R$ 5 mil com material (plástico) e mão de obra necessária para recuperar a estrutura. “Foi muito rápido. Menos de cinco minutos de vento forte. A estufa estava pronta para receber pepino para uma nova safra. Agora será preciso primeiro recuperar o telhado”, disse. Nyland conta com duas estufas cobertas com mil metros quadrados, adaptados com o sistema hidropônico (cultivo de plantas em água sem o uso de solo).
Em outras áreas, o casal produz ainda alface, mais de 20 mil pés. A produção é comercializada para supermercados de Mato Leitão e Venâncio Aires (Dobom), além de estabelecimentos de Santa Cruz do Sul e Teutônia. Em 2013 (feriado de 15 de novembro) a propriedade dos Nyland também foi atingida por um forte temporal que igualmente destruiu parte das estufas.
Mato Leitão teve problemas com temporais na sexta-feira (9) e no sábado (10). Dezenas de consumidores ficaram várias horas sem abastecimento de energia elétrica em localidades como Santo Antônio, Arroio Bonito, Sampaio, Linha Puhl e Centro.

