A temperatura mínima de 16ºC prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 21, mostram que será mais um dia típico do ´veranico de maio` que ocorre nos últimos dias no Estado. Conforme o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, o dia desta quinta pode novamente começar com nevoeiro, mas ainda no período da manhã esta, nebulosidade se dissipa. Com esta condição, o sol predomina no restante do período. As temperaturas permanecem amenas nas primeiras horas do dia, porém, à tarde esquenta um pouco mais e pode chegar aos 28ºC.

Ainda conforme as previsões do CIH, o cenário da sexta-feira, 22, não muda muito em relação ao dia de hoje. Os 17ºC das primeiras horas do dia mostram que a sexta-feira, será mais um dia de veranico. Ainda hoje, a massa de ar seco e quente se intensifica sobre o Estado e favorece a maior elevação das temperaturas, podendo fazer calor em vários pontos da região. O sol continua predominando em toda a região.

A coordenadora do CIH Grasiela Both, explica que o veranico de maio se deve à presença de uma massa de ar seco que está atuando sobre o Estado. Como o Rio Grande do Sul está passando por um período de uma semana sem chuva, ela vai se aquecendo gradualmente e isto deixa as temperaturas mais elevadas. Grasiela acentua que as temperaturas mais altas são comuns nesta época do ano, não sendo um fator isolado em 2015.

Grasiela acredita que o fenômeno se estenderá o máximo até o sábado, 23, quando há a previsão de chuvas para o Estado. “Com a volta da chuva, haverá uma pequena queda das temperaturas, mas não de forma muito acentuada, ou seja, nada de queda muito brusca, por enquanto”, observa. A coordenadora do CIH acrescenta que é difícil prever quando realmente ocorrerá uma queda mais acentuada da temperatura e que não tem nada previsto de frio muito intenso para as próximas semanas.