O verão 2014/15 começa neste domingo, 21, no Hemisfério Sul às 21h03min (hora de verão). A estação este ano transcorrerá com o Atlântico apresentando águas mais quentes do que a média na costa gaúcha e o Pacífico Equatorial oscilando entre condições de El Niño fraco e neutralidade.

A já tradicional irregularidade da chuva do verão será ainda maior na estação que começa, o que para a MetSul Meteorologia deve levar a quadros de déficit hídrico com riscos para a agricultura. Espera-se uma grande variabilidade regional das precipitações com algumas áreas do Rio Grande do Sul apresentando precipitações favoráveis e outras mais escassas. Haverá, ainda, uma maior variabilidade nos períodos de ocorrência de chuva com períodos secos e eventos de chuva que localmente podem ser excessivos.

“A má distribuição temporal (quando chove) e espacial (onde chove) das precipitações é normal no verão gaúcho e tende a ser maior agora em 2015. Antes mesmo do começo da estação, no final da primavera, algumas áreas do Estado já se ressentiam de chuva abaixo da média com impactos no campo”, destaca a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

Apesar da irregularidade da chuva, devem ser esperados episódios pontuais de chuva volumosa a excessiva, de curta duração, e com características muito localizadas ou regionalizadas. Estael observa que o verão é a época em que tradicionalmente ocorrem pancadas localizadas e passageiras de chuva que se dão, em regra, da tarde para a noite em dias de calor e umidade alta. Não raro chegam são acompanhadas de temporais, alguns fortes de vento e granizo, e podem despejar volumes altos de chuva em curto período com transtornos nas cidades por alagamentos.