Na sessão desta semana do Legislativo Municipal, o parlamentar Eduardo Kappel (PP), manteve seu posicionamento, adotado em sua primeira legislatura, para criar regras de horários de circulação dos carros-fortes. Os veículos destinados ao recolhimento e distribuição de malotes de dinheiro, estacionam em frente a bancos, em fila dupla, mas também podem ser risco para a segurança.

Para o vereador, atualmente não há um regramento, ocasionando insegurança para os pedestres e motoristas, além de atrapalhar o fluxo de veículos na região central da cidade. Kappel destaca que é fundamental os parlamentares analisarem a situação, com o objetivo de garantir mais segurança as pessoas que circulam próximas aos bancos. “Os profissionais que atuam neste segmento utilizam armamento pesado, e dependendo do horário há muita circulação de pessoas, quando estão estacionados. Pode ser um risco se ocorrer algum fato criminoso. é preciso pensar em alternativas para evitar que os carros estacionem em horário de pico, especialmente nos períodos de saída das escolas,” explica.

O progressista propõe a realização de uma audiência pública para discutir o tema, entre comunidade, instituições bancárias e empresas prestadora dos serviços. “Penso que a Câmara deveria propor uma audiência sobre isso, é um risco e precisamos abordar este assunto. Convidar representantes das empresas, bancos e autoridades,” argumenta.

Sem retorno por parte da direção do Legislativo Municipal, o parlamentar afirma que vai sugerir a criação de um lei para controlar a circulação dos veículos.

Leis Municipais

Alguns municípios do Rio Grande do Sul já criaram mecanismos legais para evitar a parada de carros-fortes em ruas movimentadas. Sem estipular horário para carga e descarga, cidades como Novo Hamburgo, Campo Bom e Vacaria, têm obrigatoriedade de vagas de estacionamento específicas nos pátios das instituições bancárias. Se não houver possibilidade, uma vaga em frente ao banco pode ser utilizada, sendo vedado o estacionamento em fila dupla.

Câmara Federal

Além disso, um projeto de lei tramita na Câmara dos Deputados desde 2012, com objetivo de criar determinações legais para o transporte de valores e regras para a realização dos serviços. A proposta busca estipular um limite de horário para a circulação dos veículos no perímetro urbano. Entre 6h e 18h será proibido o transporte de valores em locais centrais e de grande circulação de pedestres.A medida objetiva também formalizar um garagem especial para as agencias bancárias adotarem. O projeto é de criar um espaço de uso exclusivo para o depósito e retirada de malotes de dinheiro.