O parlamentar José Ademar Melchior (PMDB), elaborou uma indicação que será apresentada na próxima reunião da Câmara de Vereadores. Pela iniciativa, ele sugere que a prefeitura elabore de forma gratuita projetos de engenharia para os moradores de bairros atingidos pela enchente possam levantar suas residências, e construí-las em pilares.
Zecão também sugere uma isenção de impostos para as construtoras do município que farão obras nos imóveis atingidos pela água. Para o peemedebista a iniciativa seria a única solução para as pessoas que vivem em áreas que podem ser alagadas. “Vendo a situação das pessoas que estão sofrendo com as enchentes, acho que a única forma de evitar isso seria levantar as casas.”
O vereador afirma que é preciso pensar em formas de ajudar as famílias de áreas baixas, porque as enchentes ocorrerão novamente. “Sei que prefeitura teria condições de fazer isso, não tem outra opção, a água vai voltar, a única opção é de levantar os imóveis,” explica.
O Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Telmo Kist, afirma que a sugestão é válida, porém, a prefeitura não possui agora corpo técnico que possa fazer os projetos em grande escala. Além disso, os engenheiros do município só podem trabalhar em projetos públicos, não na área privada. “Esse projeto invade a área privada, não temos engenheiros para isso, eles estão focados nos investimentos públicos.”
Para o chefe da pasta, um projeto padrão de moradia para áreas alagáveis é uma alternativa a sugestão. “Fazer uma planta para cada casa, poderemos estar invadindo uma área privada, mas pode-se pensar em um modelo, sendo residência padrão, em que as pessoas seguem os mesmos critérios, isso pode ser avaliado,” sugere Kist.
A indicação do parlamentar será colocada em debate na próxima segunda-feira, durante reunião do Legislativo Municipal. A proposta busca ainda isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para as empreiteiras da cidade que farão reformas em residencias atingidas pela última enxurrada.