Com informações de Assessoria de Imprensa.
Incluir a erva-mate no cardápio da merenda escolar da rede municipal pelo menos uma vez por semana é a indicação feita ao Executivo, pela vereadora Helena da Rosa (PMDB). A intenção vai desde incentivar, já na idade estudantil, o consumo da planta pelos seus diversos benefícios à saúde, até a finalidade de fomentar a indústria e o cultivo da planta, de modo a gerar empregos e contribuir com a economia, conforme justifica a parlamentar que também é professora.
“De muito já se sabe da grande abrangência e dos bons resultados que se tem, ao buscar difundir, ações, ideias e hábitos, começando pela vida escolar das crianças. Isto porque, muito mais do que representarem o futuro de uma geração, as crianças já são atuantes no presente, como multiplicadores destas boas iniciativas dentro de suas famílias”, afirma Helena. Para ela, fomentar e incentivar o consumo da erva-mate no ambiente escolar, também através da merenda pode ser uma forma de agregar muito a nossa cultura de gaúchos, fazendo o hábito do chimarrão se perpetuar, como também para a economia, ao representar um consumo maior do produto.
A matéria-prima do chimarrão é ingrediente também para receitas de bolos, sobremesas, sucos, chás, por isso poderia facilmente estar no cardápio escolar. Fonte de vitaminas C e D, com alto poder antioxidante, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, a erva-mate, conforme lembra Helena, vem deixando de ser utilizada apenas no chimarrão e indo à mesa, por isso a inclusão na merenda dos estudantes, certamente vai colaborar com o incentivo na alimentação nas casas destas famílias.
“Automaticamente, difundir este hábito também na nossa culinária, fará movimentar a indústria da erva-mate, melhorando e incentivando o plantio, gerando empregos e movimentando a economia, além de expandir a diversificação da nossa agricultura”, justifica.