Com informações de AI.

A vereadora Tata Haussen Oliveira (Rede Sustentabilidade) aproveitou a sessão da Câmara de Vereadores de quinta-feira, 23, para apresentar indicação de projeto de lei para estimular a doação de sangue em Venâncio Aires. Pela proposta, os doadores regulares ficariam isentos de pagamento do estacionamento durante a realização do procedimento e também teriam direito a desconto de 50% em ingressos de eventos promovidos pelo Município, bem como isenção do pagamento de taxas de inscrição para concursos públicos.
“Temos relatos de pessoas que acabam sendo multadas, uma vez que o tempo de duração do processo pode se estender e não considero justo que essas pessoas sejam penalizadas enquanto realizam esse nobre ato de doação ao próximo”, argumentou a parlamentar a respeito da isenção do pagamento de estacionamento.
Apesar da proposta trazer benefícios extras aos doadores de sangue, Tata salientou que nada substitui a satisfação de salvar vidas. “E, quem doa sangue sabe: o bem-estar e a satisfação de ter feito uma boa ação dá uma alegria nova ao nosso dia, uma sensação de estar fazendo nossa parte.”
Na tarde de sexta-feira, a vereadora discutiu a ideia com o prefeito Giovane Wickert, que confirmou o apoio do Poder Executivo à proposição. “Iniciativas que atentem ao interesse coletivo são sempre bem-vindas, pois todos nós podemos necessitar de sangue em determinado momento. Então, é salutar estimularmos a sua doação e reconhecermos a importância daqueles que realizam esse gesto de solidariedade.”
COMO DEVE FUNCIONAR
Para ter direito aos benefícios, o projeto determina que o indivíduo precisa possuir a carteira de identificação do doador, fornecida pelos hemocentros e bancos de sangue. O documento só é fornecido para o voluntário considerado fidelizado, ou seja, que estiver feito ao menos duas doações no período de até 12 meses. Com isso, tem-se o objetivo de incentivar a frequência dos doadores, de modo a manter o estoque regular desta matéria-prima tão importante para a vida.
Em relação à isenção da cobrança do estacionamento, a proposição diz que o doador deve procurar um monitor e informar que irá fazer a doação e, após a realização, apresentar um comprovante disponibilizado pelo local de coleta, para confirmar seu comparecimento com a finalidade de doação de sangue.