Durante a sessão do Legislativo Municipal desta segunda-feira, 19, os parlamentares aprovaram, de forma unânime, a contratação de 4 enfermeiros e outros 8 agentes escolares. Os projetos foram encaminhados pelo Executivo, objetivando garantir a continuidade de serviços e ampliação de turmas para a realização de turno opostos em alguns educandários.
A primeira matéria com o objetivo de incluir quatro novos profissionais da área da saúde, foi relatada por Jarbas da Rosa (PDT), que explicou os objetivos e a necessidade de mudanças nos quadros profissionais. Conforme o parlamentar, a proposta é de manter os atendimentos no interior, especialmente por um determinação que pode a inclusão de profissionais enfermeiros nos locais, ao invés de técnicos. “O Município foi notificado, e indica que é preciso ter enfermeiros, e não técnicos, e por isso é preciso garantir esta troca para manter os atendimentos. A determinação será cumprida para que os postos de saúde no interior permaneçam abertos.”
As contratações serão realizadas por seis meses, prorrogáveis por mais seis. Conforme cronograma da prefeitura, um enfermeiro será incluído na equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Outro será incluído na equipe de saúde prisional e dois integrarão as equipes volantes que atenderão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior do Município. A remuneração mensal correspondente à carga horária de 40 horas semanais equivale ao valor de R$ 6.150,71.
Mais educação
Durante a sessão também foi aprovada a contratação de oito agentes escolares. O contrato também pode ter duração de até um ano. Os profissionais atuarão junto as escolas da rede municipal, em que faltam servidores. Outros quatro irão atuar nos educandários, Alfredo Scherer, Cidade Nova, Coronel Thomas Pereira e José Duarte de Macedo no programa Mais Educação (PDDE Interativo), que aguarda repasse de recursos federais para iniciar as atividades.