Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateAlém de Krämer, outros três vereadores confirmaram apoio a iniciativa
Além de Krämer, outros três vereadores confirmaram apoio a iniciativa

Após 11 meses da realização do maior evento festivo de Venâncio Aires, os vereadores voltam a pressionar para que os relatórios financeiros da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), sejam apresentados. Celso Krämer (PTB) encabeça grupo que quer formar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal, para analisar as contas do evento ocorrido em maio do ano passado.

A sessão do Legislativo Municipal desta segunda-feira, 9, não contou com a votação de projetos de lei, entretanto, debates entre os parlamentares marcaram o encontro ordinário. Entre os temas de discussões esteve a apresentação das contas da Fenachim, assunto pautado ao longo do ano passado, e que na primeira sessão de 2015 foi retomado. Na reunião desta semana o tema voltou com força, e maior mobilização dos vereadores de oposição. A proposta é de coletar assinaturas para a instauração de uma CPI.

Krämer lidera o movimento e segundo ele a prestação de contas do evento já deveria ter sido apresentada, e merece atenção dos parlamentares. “Precisamos falar sobre o este assunto, é dinheiro público que foi aplicado no evento e são necessárias respostas. Se este relatório não sair esta semana vou buscar assinaturas.”

Três vereadores já confirmaram a apoio a iniciativa de Krämer. José Arnildo Câmara (PTB), Eduardo Kappel (PP) e José Cândido Faleiro Neto (PT) afirmaram que irão assinar o protocolo.

A previsão da prefeitura de Venâncio Aires é de apresentar até a próxima sexta-feira, 13, os números finais da festa. A promessa é do prefeito Airton Artus que criticou a postura dos parlamentares. A manifestação foi encaminhada pela assessoria de impressa. O presidente de honra do evento afirma que houve demora na prestação de contas, por atraso no repasse de convênios com patrocinadores.

Confira reportagem completa na edição impressa desta quarta-feira, 11.