Vereadores querem ações rápidas para evitar enchentes

-

Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateAudiência Pública sobre as enchentes ocorreu na última semana
Audiência Pública sobre as enchentes ocorreu na última semana

Ao avaliar a audiência pública organizada pela Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, da Câmara de Vereadores, os parlamentares pediram ações mais rápidas do Município para evitar novas enchentes nos bairros da cidade.

O encontro ocorrido na última quinta-feira, no Plenário Vicente Schuck ouviu moradores e técnicos da área, assim como, secretários municipais e representantes da Defesa Civil local e de Lajeado. Ao comentar a Audiência Pública, o presidente do Legislativo Municipal, José Cândido Faleiro Neto, afirmou que a comunidade busca também uma Defesa Civil melhor estruturada. “Tivemos uma aula de sabedoria popular, as pessoas deixaram bem claro, queremos uma defesa civil eficiente, aliado ao desassoreamento do arroio vamos ter ações mais rápidas e que possam ajudar a minimizar os efeitos da chuva. Isso é básico.”

José Ademar Melchior (PMDB) argumentou que a prefeitura precisa ouvir mais a comunidade, uma vez que os moradores podem apontar soluções para as enchentes. “Os moradores entendem sobre enchentes. Eles querem que o Castelhano seja limpo, precisamos ouvir as demandas da população.”

Foto: Rui Borgmann / AI PrefeituraVereadores querem melhores condições para Defesa Civil e limpeza do Castelhano
Vereadores querem melhores condições para Defesa Civil e limpeza do Castelhano

Para Celso Krämer (PTB) é fundamental fazer o desassoreamento do arroio Castelhano para minimizar os problemas das enxurradas. “Apoiamos sim o estudo, mas queremos ações agora. Audiência provocou um bom debate, cobrando ações imediatas para que impedir novas enchentes.”

O encontro no Legislativo foi um proposta do vereador Paulo Tirelli (PT) e reuniu em torno de 100 pessoas. Entre as demandas apontadas pelos moradores estão: limpeza de lixo e o desassoreamento do Castelhano, feito com uma draga; adequar as construções ao longo do arroio com altura que não permitam serem invadidas pelas águas; estudo técnico para apontar ações de médio e longo prazo e o monitoramento do leito do arroio, da serra até a parte mais baixa da cidade.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido