O câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires está com 160 vagas abertas para o processo seletivo de verão. Com prova já marcada para o dia sete de dezembro (domingo), as pré-inscrições dos interessados podem ser feitas até amanhã pela internet.
A coordenadora do vestibular no município, Ana Elisa de Souza ressalta que o cadastro é gratuito através do endereço ifsul.edu.br/processoseletivo. “O candidato vai clicar no link e preencher um formulário com os dados solicitados. Isso no caso da pré-inscrição. Depois do dia 20 tem que fazer a confirmação, no prazo do dia 30 de outubro até cinco de novembro, também pelo site.”
Composta por 40 questões objetivas, a prova está marcada para sete de dezembro, no horário das 9h às 12h para os cursos subsequentes e das 16h às 19h, nos cursos integrados junto ao próprio câmpus que fica no bairro Universitário. A relação de aprovados será publicada a partir do dia dez de janeiro de 2015.
Opções
São quatro qualificações técnicas que o IFSul oportuniza para ingresso na instituição a partir do próximo ano. No curso integrado ao ensino médio são 64 vagas para informática e 32 para refrigeração e climatização.
Nestes dois casos o curso é diurno com duração de quatro anos, onde o aluno frequenta o ensino médio regular junto com o curso técnico. Por isso, em vez de três, são quatro anos. Quando formado, o estudante recebe o diploma de técnico.
Já no subsequente ao ensino médio, as opções são de 32 vagas tanto para a eletromecânica, como para a refrigeração e climatização. São dois anos de qualificação no período da noite. Para o dia da prova é preciso ficar atento e estar munido do documento de identidade e o comprovante da inscrição, além de chegar com meia hora de antecedência no local da prova.
Reserva de vagas
Como já vem realizando nas últimas edições, o IFSul aplica a Lei de Cotas, onde 50% das vagas de cada curso é destinada a esta reserva. Por exemplo, na informática integrada ao ensino médio que tem 64 vagas, 32 são para a Lei de Cotas.
Podem concorrer nessas modalidades candidatos que cursaram todo o ensino fundamental e médio na rede pública de ensino. A opção pelas cotas ocorre no ato da inscrição e não pode ser alterada, posteriormente.
Se aprovado, o candidato terá que comprovar que se enquadra na cota, e pode perder o direito à vaga, caso isso não ocorra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3793 4200 ou pelo edital, ou pelo e-mail [email protected].