O vice-prefeito, Giovane Wickert, acompanhou na última semana os debates sobre as áreas prioritárias de investimentos federais para os próximos quatro anos. A proposta do Plano Plurianual (PPA) é de garantir áreas de atenção ao orçamento, fomentando o desenvolvimento do Brasil. A partir destes debates são definidos os setores e programas para repasse de verba.

O Fórum Dialoga Brasil Regional, ocorreu na Assembleia Legislativa, na última quinta-feira, 28, e foi promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com o objetivo de construir junto com a sociedade civil o Plano Plurianual 2016/2019 do governo federal. O evento contou com a presença do ministro Miguel Rossetto, do secretario estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, e representantes de segmentos da sociedade civil e dos governos dos três estados da Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O vice-prefeito, Giovane Wickert, o vereador José Cândido Faleiro Neto, e Selvino Heck, da Secretaria-Geral, acompanharam os debates, projetando o desenvolvimento futuro do país. Para Wickert, os debates são fundamentais para garantir sintonia entre a proposta de investimentos federais e os orçamentos municipais. “Precisamos compreender onde serão aplicados recursos e quais projetos municipais poderão ser encaminhados para a busca de investimentos. Este diálogo é fundamental para projetar as próximas áreas de interesse, do Estado e também dos Municípios.”

Conforme o vice-prefeito, a projeção dos programas federais para os próximos quatro anos pode colaborar com os projetos municipais. “Com o PPA é possível pensar projetos para o presente e o futuro das cidades.”

Diretrizes

Entre as diretrizes já apresentadas para o PPA 2016-2019 estão, a busca pelo desenvolvimento da educação, melhorias na atenção básica de saúde, acesso com qualidade à assistência social, cultura e incentivo a indústria criativa, desenvolvimento rural sustentável, ampliar comércio exterior, uso sustentável dos recursos naturais, gestão pública democrática transparente e inclusão digital e o acesso à informação.

Em julho ocorre a próxima edição do Fórum Participa Brasil, com a apresentação da versão preliminar do PPA, em Brasília. A previsão do governo federal é de enviar a proposta, até o dia 31 de agosto, ao Congresso Nacional.