Com os avanços das tecnologias, como internet e as TVs por assinaturas, as locadoras de filme perdem um pouco de espaço e preferência devido a essas
facilidades da ‘vida moderna.’ Para manterem um bom número de locações e ainda conquistarem os clientes, o jeito é buscar alternativas. é o que empresas de Venâncio costumam fazer.
De acordo com Robson Duarte, proprietário de uma locadora de filmes de Venâncio, nota-se que ocorreu uma diminuição de 15% no número de locações de filmes desde 2009. As ‘culpadas’ por isso ocorrer são, principalmente, a internet e as Tvs por assinatura pirata.
Mesmo que tenha ocorrido essa diminuição, Duarte acredita que o impacto das tecnologias não tenha sido tão intenso, pois em cidades do interior, como em Venâncio, nem todas as pessoas têm acesso a algumas facilidades e ainda optam por locar os filmes. O crescimento da venda de DVDs piratas também interfere nas locações. “Infelizmente, ainda existem pessoas que alimentam esse ‘mercado’”, comenta.
Os clientes, segundo ele, são de todas as idades. “é aquele pai de família; é o senhor que cresceu sem ter internet e busca uma locadora por isso; é a pessoa que quer conversar”, conta. Os clientes das mais variadas idades, na opinião dele, se mantêm devido aos cadastros. “Em alguns casos, o pai tinha ficha e o filho faz o cadastro também”, ressalta.
O proprietário ainda conta que as pessoas costumam escolher não apenas os lançamentos, mas, também, os demais filmes.
Contato mais humano
Para que as locações se mantenham e haja lucro, o diferencial da locadora está na implementação do bar café: “Tem que vem tomar um café e leva um filme e
quem aluga um filme e acaba tomando um café.” Para ele, esse convívio entre as pessoas no ambiente e o contato que elas têm com a pessoa que trabalha em uma locadora também se torna algo diversificado, até porque se cria um vínculo de convívio e amizade. “As pessoas ainda buscam esse contato mais humano”, complementa. Além disso, Duarte busca investir em lançamentos. Por semana, costumam chegar, em média, cinco filmes novos.
Ainda quanto aos lançamentos, o proprietário conta que cerca de três meses depois que o filme foi lançado no cinema, ele está disponível nas locadoras. Ele acredita que o número de locações cresceriam mais, se os filmes fossem disponibilizados logo um mês depois de serem lançados nos cinemas. Outro diferencial das locadoras, segundo ele, além da qualidade da imagem, está nos filmes que, muitas vezes, não podem ser vistos em outras plataformas. “Os filmes que vêm logo à locadora, não estão no Netflix, por exemplo”, ressalta. O auge da saída de filmes é na sexta-feira e no sábado, e entre os gêneros mais procurados está o de aventuras com participação de super heróis.
PROMOçõES
Em uma outra locadora de filmes de Venâncio, também ocorreu diminuição no número de locações. Segundo a atendente Maria Eduarda Pacheco, apenas nos últimos três anos, houve redução de 50%. “Agora, com a internet, fica tudo mais fácil e não sai caro. As pessoas aproveitam essas facilidades”, comenta. Conforme ela, as locações costumam diminuir no verão e no mês de outubro já é possível notar uma redução.
Para atrair os clientes, a atendente conta que a empresa investe em promoções, compra novos filmes e também procura sempre atender o cliente da melhor forma possível. “às vezes, algumas pessoas querem levar um filme só, mas ficam com mais, porque mostramos mais opções e dicas para elas”, explica.
A faixa etária dos clientes também é variada e os filmes mais locados são os de ação e comédia. Conforme ela, as pessoas, quando frequentam a locadora, ficam ‘de olho’ nas cópias do filmes nas prateleiras. “Quando elas veem que há três cópias de um mesmo filme, já têm o interesse em levar, porque pensam que ele é bom”, conta.