Hoje, a partir das 17h, acontece a inauguração da central de videomonitoramento de Venâncio Aires. O ato acontece na sede da 3ª Companhia da Brigada Militar, na rua Henrique Millyus, 915. Autoridades civis e militares participam do evento.

Os equipamentos já funcionam em fase de testes. As 20 câmeras de segurança estão instaladas em diversos pontos da cidade e interior. São de última geração e captam imagens em um ângulo de 360 graus, a uma distância superior a 500 metros, com nitidez.

Com o implemento das câmeras, observa o major Ailton Pereira Azevedo, a polícia ganha um forte aliado no combate à criminalidade. Além do controle no centro e periferia da cidade, os equipamentos foram instalados em locais considerados rotas de fuga. Estão no acesso a Grão-Pará, na ERS-422, em Linha Bela Vista, acesso Leopoldina, no trevo principal de acesso à cidade e nos trevos dos bairros Industrial, Coronel Brito e Battisti.

Através de estudos que envolveram a Polícia Civil e a Brigada Militar, foi montado um esquema que possibilita cobrir toda a área do município. “Baseado no trabalho da central de monitoramento, na BM, será possível acompanhar veículos e pessoas suspeitas em toda a cidade e outros pontos do interior”, diz o secretário Leandro Pitsch, da Administração e um dos responsáveis pelo projeto do sistema de videomonitoramento. A empresa responsável pela instalação e manutenção do equipamento é a Ecetec Eletrônica Ltda, de Venâncio Aires.