Na semana em que iniciaram as obras de reforma no atual Posto de Saúde da Vila Mariante, representantes da comunidade do segundo distrito procuraram a Administração Municipal para debater projetos na área da saúde para a localidade. Com a reativação do posto da Brigada Militar, o grupo busca agora a troca de local da atual Unidade de Saúde para próximo do posto policial. A boa notícia é que, no local sugerido, a Administração Municipal aguarda apenas o depósito da primeira parcela do Governo Federal para começar a construir um novo Posto de Saúde, com médico de saúde da família, e uma academia da saúde com quadra esportiva e equipamentos de ginástica.

A preocupação com a atual estrutura no período de chuva foi levada pelos representantes da comunidade ao prefeito. A sugestão era utilizar uma casa desativada, no centro da vila, para abrigar a estrutura do Posto de Saúde. O grupo não contava, no entanto, com o processo avançado para construção de um novo Posto de Saúde na localidade. Conforme a arquiteta da Prefeitura, Jalila Böhm, o projeto já tem parecer favorável do Ministério da Saúde, faltando apenas o depósito da primeira parcela para dar início à licitação. “Acreditamos que, pela velocidade que estão os processos até então, podemos receber esse recurso ainda no próximo mês”, revelou a arquiteta.

O grupo conheceu detalhes dos dois projetos que serão construídos, lado a lado. O Posto de Saúde terá 270 metros quadrados, com amplas salas de recepção, administrativa, sala de imunizações, sala de inalação, consultório médico, consultório odontológico, sala de curativos, esterilização, expurgo, copa, banheiros internos e sala de espera externa com banheiros. Já a academia será construída nos moldes da que está sendo erguida no bairro Santa Tecla. O projeto conta com sala de convivência, sala de atendimento, sala para depósito, sanitários, área de circulação, área de acesso e um espaço multiuso, que terá aparelhos de ginástica similares aos da academia do acesso Grão Pará.

O prefeito Airton Artus destacou a mobilização da comunidade de Vila Mariante em prol de melhorias na localidade. “Eu nunca vi Mariante tão mobilizada. São diversas iniciativas que inauguram uma nova mentalidade para os moradores de lá. Na medida em que a comunidade se mostra ativa, compromete também a classe política a fazer ainda mais”, destaca Artus. Atendente há 23 anos no Posto de Saúde de Vila Mariante, Maristela Malmann Rey, concorda com o prefeito e destaca a necessidade de unir esforços para conquistar avanços. “O povo precisa entender que o município somos todos nós. Não basta esperar apenas pelo poder público se não fizermos a nossa parte”, finaliza.  

Enquanto os dois novos projetos de saúde não iniciam, a unidade atual recebe melhorias para seguir atendendo a população. Além disso, uma parceria entre Prefeitura e comunidade concretiza uma praça de recreação infantil na localidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires