A Secretaria Municipal de Planejamento está elaborando projeto para a construção de rede de esgotamento sanitário na Vila União Bela Vista. O encaminhamento da obra está sendo tratado como prioridade a partir de solicitação feita pelo Ministério Público, visando atender a um antigo desejo dos moradores da localidade, também conhecida como Vila Tata. A expectativa do setor de engenharia da Secretaria é de que o projeto seja concluído dentro de 30 dias, com o início dos trabalhos ocorrendo imediatamente em seguida. As obras, por sua vez, devem durar aproximadamente 60 dias.

Foto: Secretaria do Planejamento / AI PrefeituraTécnicos da Prefeitura visitam a Vila União Bela Vista vislumbrando as obras de esgotamento sanitário no local
Técnicos da Prefeitura visitam a Vila União Bela Vista vislumbrando as obras de esgotamento sanitário no local

O projeto de canalização está sendo elaborado pelo engenheiro civil Adílson Stertz, da Secretaria do Planejamento. Ele frisa que, para ligar as quase 45 casas da localidade à rede de esgotamento sanitário, serão necessários 350 metros de tubulação, fazendo com que os dejetos cheguem até o sistema de fossa e filtro coletivo. A localização deste e o sistema de drenagem urbana a ser implantado na Vila União Bela Vista foram discutidos nesta semana por técnicos da Prefeitura. Segundo o secretário Telmo Kist, o trabalho de topografia na área deve ocorrer na próxima semana.

De acordo com o engenheiro Stertz, a estimativa inicial é de que a obra custe R$ 70 mil. Ao menos parte do valor será financiado pelo Fundo de Gestão Compartilhada, mantido entre a Prefeitura e a Corsan, que já confirmou a destinação de R$ 65 mil para a concretização da obra. A execução será feita por máquinas e pessoal da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Serviços Públicos.