Sem previsão para começar a construção da nova Delegacia de Polícia de Venâncio Aires, o Grupo de Apoio à Polícia Civil de Venâncio e Mato Leitão (GAP), lidera a ampliação da atual sede, localizada na rua Tiradentes. Nesta semana, o presidente do grupo, João Moacir Ferreira e o delegado Paulo César Schirrmann, ocuparam a tribuna livre do Legislativo, para falar da ampliação do prédio, inaugurado em 1975.
A obra consiste na criação de mais três salas entre os dois prédios da delegacia, que já estão sendo finalizadas. Com isso será possível aumentar a sala de espera e a de registro dos boletins de ocorrência. “Estamos enfrentando o problema de frente. Mas acreditamos que haverá proximamente, uma nova delegacia. Este é apenas um paliativo”, ressaltou Ferreira. Segundo ele, o GAP veio para somar e se espera fazer uma ação concreta em prol da segurança pública de Venâncio Aires. Serão investidos cerca de R$ 70 mil nas reformas, recursos arrecadados com a comunidade, especialmente empresários.
Conforme Schirrmann, a ampliação vai ajudar a desafogar a delegacia e habilitá-la a receber mais agentes. Segundo o delegado, tem concurso em andamento, mas hoje Venâncio não poderia receber nenhum, por falta de espaço físico. A expectativa é de que o reforço chegue antes da Copa do Mundo de 2014.
A delegacia de Venâncio registra cerca de 30 ocorrências por dia. “é muito grande a demanda de trabalho e a gente não consegue fazer tudo e quando a gente não faz tudo significa que criminosos não estão sendo investigados e se não são investigados, não são presos. E, para a comunidade, isso acaba sendo altamente negativo e perigoso”, ressaltou.
Ferreira lembrou que o órgão se reuniu com o Executivo para reforçar a necessidade de uma nova delegacia. O terreno para essa obra já foi doado pelo Município e fica próximo ao atual Fórum, no bairro Cruzeiro, no entanto, a construção depende do Governo do Estado. A demanda é uma das contrapartidas cobradas pela Administração Municipal, pela instalação do presídio em Vila Estância Nova. A nova Delegacia está orçada em aproximadamente R$ 1,5 milhão.
GAP
O Grupo de Apoio à Policia Civil foi criado em 16 de janeiro deste ano e é instituído por 36 membros da comunidade. A diretoria do Grupo de Apoio à Polícia Civil de Venâncio Aires funciona por meio de seis comissões. O próximo encontro será dia 19 de julho, junto às Tropicais Cabanas Hotéis e Pousadas, na RSC-453.