Com informações de Rui Borgmann/AI Prefeitura.
No casaco das visitadoras está estampado: “O que você faz para seu filho agora, vale por toda a vida”. E é com esse propósito que visitadoras capacitadas desempenham o papel de acompanhar na prática a rotina de famílias em sete bairros de Venâncio Aires. Durante visita ao condomínio vertical Bela Vista, inaugurado em fevereiro deste ano, o menino Eliézer, de apenas três anos, aguardava ansioso pelas atividades lúdicas desempenhadas pela visitadora Vanessa de Castro Nunes, 22 anos. Ela é chamada de profe na maioria dos apartamentos em que realiza a visita.
Atualmente, cinco moças fazem visitas semanais a residências a fim de atender mães e filhos através do Primeira Infância Melhor (PIM). As gestantes recebem orientações conforme o período gestacional, sobre a importância do pré-natal, consultas e exames. Além disso, elas confeccionam lembrancinhas, caixa porta-documentos, móbiles, entre outros materiais que possam gerar renda. Já as crianças desenvolvem atividades lúdicas e pedagógicas conforme a sua faixa etária.
As crianças atendidas recebem todo o material para o aprendizado, desde lápis de cor, canetinhas, giz de cera, massinha de modelar, jogos e brinquedos que são confeccionados para a realização das propostas. “O Eliézer até chora quando a profe Vanessa vai embora”, diz a mãe Janaína Ireno, 31 anos, moradora do apartamento 403, no enorme condomínio popular que reúne 256 famílias.
A moradora do bloco 15, Josiane Bencke, 43, escreveu uma carta de agradecimento às visitadoras. Ela ressalta a importância do momento em que a filha ágatha, de três anos, se envolve com as atividades lúdicas uma vez por semana. “O PIM proporciona um momento especial na aprendizagem da minha filha”, relata. “é uma questão de confiança e de vínculo que temos com as famílias”, define Vanessa.
A coordenadora Andréa de Oliveira explica que o contato tem por objetivo valorizar a família a partir de sua cultura e experiências, no sentido de promover o desenvolvimento infantil, desde a gestação até os cinco anos de idade. As áreas trabalhadas são da comunicação e linguagem, cognitiva, socioafetiva e motora. “é também é uma forma de aproximar ainda mais os familiares de seus filhos, estimulando o vínculo. Além disso, o objetivo é conhecer as características, potencialidades e necessidades de cada contexto, de cada realidade”, diz a coordenadora.
Atualmente 85 famílias aderem ao Primeira Infância Melhor. Elas são visitadas após indicação ou mesmo encaminhamento através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e de Saúde. As visitadoras passam por formação continuada inclusive com palestras ministradas por profissionais capacitados.
Evento festivo
Nesta quarta-feira, 3 de agosto, às 13h, será especial para a equipe do Primeira Infância Melhor (PIM). Um evento na Academia de Saúde do bairro Gressler vai marcar a passagem de seis anos de atividades em Venâncio Aires. Toda a equipe de visitadoras e as famílias participantes do programa estão convidadas.
Bairros envolvidos no PIM:
Macedo, Aviação, Gressler, Bela Vista, Xangrilá, Cidade Nova e Loteamento Tirelli.