Foto: Maicon Nieland / Folha do MateSecretária Rosange de Moraes destacou repasse das mesas pedagógicas
Secretária Rosange de Moraes destacou repasse das mesas pedagógicas

O período de descanso está no final para alunos e professores, junto a algumas instituições de ensino em Venâncio Aires. A volta está marcada nos colégios Oliveira Castilhos, Bom Jesus, Gaspar Silveira Martins, CAJ, Unisc e o ensino fundamental da rede municipal.

Na segunda-feira, 17, o retorno será para mais de 400 universitários do câmpus local da Unisc, além dos estudantes do Colégios Professor José de Oliveira Castilhos, com 425 matriculados até o momento e Bom Jesus/Aparecida. Na quarta-feira, 19, será a vez dos cerca de 220 alunos do Gaspar Silveira Martins e os mais de três mil da rede municipal.

A rede pública estadual de ensino está programado para voltar na segunda-feira, 24 de fevereiro, porém a Escola de Educação Básica Cônego Albino Juchem informou que recomeça quinta-feira, 20. Conforme a diretora Ines Lagasse Mayer, as aulas pela manhã começam às 7h30min, no turno da tarde às 13h e no período da noite, às 19h. Em Lajeado, o câmpus do Centro Universitário Univates será o último a voltar com as aulas: quinta-feira, 27 de fevereiro.

 

Estruturação A secretária de educação de Venâncio Aires também já fez a entrega, em toda rede de ensino, de mesas pedagógicas, entregues no final de 2013. Segundo a secretária Rosange Lehmen de Moraes, a estrutura é válida para uso desde as séries inicias e desta vez contam com didática nas disciplinas de Matemática e Língua Inglesa. Cada mesa pode ser trabalhada com seis alunos juntos. As mesas educacionais são oriundas da Positivo Informática, que dará a devida formação aos professores, para fazer uso dos equipamentos. “Estamos comprando ainda materiais conforme a necessidade de cada escola”, afirmou Rosange. Ela citou itens como TVs, geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa, mesas, cadeiras e colchonetes. Outro investimento que está contemplando toda a rede de ensino, é a aquisição de tinta para renovar a pintura das escolas. Já em termos de obras estão estruturações como reforma do pavilhão da escola 1° de Maio na Linha Santos Filho, a finalização de duas salas para pré-escola na EMEI Passinho Seguro e melhorias em educandários do interior, como Presidente Vargas (Linha Stamm), Venâncio Aires (Canto do Cedro), Santa Catarina (Marechal Floriano) e Professor Adolfo (Sexto Regimento).