Um sonho de mais de 20 anos da comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Wolfram Metzler, do bairro Bela Vista, virará realidade neste ano. Na quarta-
feira, 13, o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, assinou a ordem de início dos serviços para implantação e construção de cobertura da quadra poliesportiva do educandário.
A fiscalização da obra estará a cargo da 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, cuja sede localiza-se em Santa Cruz do Sul. O investimento previsto para construção da obra é de R$ 545 mil.
A atual quadra existente no local é aberta e diariamente é utilizada para a prática esportiva dos alunos. A diretora da escola, élida Klamt, conta que a cobertura é um pedido antigo e que até já foi contemplado em um Orçamento Participativo, no entanto, a verba nunca apareceu. “No último ano recebemos inúmeras visitas do Departamento técnico, da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e eles nos falaram, em dezembro, de que o projeto e os recursos estariam bem encaminhados.”
Na assinatura da autorização para o início das obras, o Secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann avaliou a importância dos investimentos na área da educação. “A SOP e a SEDUC vem trabalhando de forma conjunta no fortalecimento da educação da rede pública de ensino. Através do importante trabalho realizado pela equipe técnica do departamento de obras públicas da secretaria, estamos tornando os sonhos de milhares de crianças e jovens gaúchos em realidade. A construção de cobertura de quadra poliesportiva vai melhorar a infraestrutura esportiva e educacional da escola, oportunizando as condições adequadas para o ensino e a integração entre os alunos”, destacou o secretário.
A diretora da Wolfram, élida Klamt, ainda destaca que a cobertura é uma conquista muito importante. “No fim de ano não conseguimos realizar o encerramento, com apresentações justamente porque chovia em todas as marcadas, se já tivéssemos a cobertura da quadra, poderíamos ter feito sem problemas.”
Ainda no ano passado, o local, que conta com piso cimentado, recebeu algumas melhorias, a partir de recursos próprios.
A expectativa é de que ainda no primeiro trimestre a obra seja iniciada, já que uma empresa já teria sido contratada para realizar os trabalhos.
A escola, que funciona nos turnos manhã e tarde, conta com cerca de 500 alunos.