José Ademar Melchior – Zecão (PMDB) vai presidir a Câmara de Vereadores em 2016, último ano desta legislatura. A eleição para definir a nova composição da Mesa Diretora ocorreu na última sessão do ano, na noite de ontem, na Câmara de Vereadores e contou com duas Chapas. A Chapa 1 formada essencialmente com os vereadores das bancadas do PTB e PT e a Chapa 2 com parlamentares das bancadas do PMDB e PDT.A Chapa 2 recebeu 10 votos favoráveis. Telmo Kist (PDT) ocupa a vice-presidência, Helena da Rosa (PMDB) permanece como primeira secretária e Hélio Artus como segundo secretário. A nominata confirma a manutenção do acordo firmado entre PDT e PMDB no final do ano passado.A Chapa 1 formada essencialmente por vereadores da bancada de oposição que trazia como presidente o vereador José Arnildo Camara (PTB) obteve apenas cinco votos. José Cândido Faleiro Neto (PT) ocupava a vaga de vice-presidente. Vilson Gauer (PT) e Celso Krämer (PTB) ocupavam, respectivamente, as vagas de 1º e 2º secretários.

Foto: Cássia Colla / Folha do MateDa esquerda para direita: Telmo, Zecão, Helena e Hélio formam a nominata que confirma acordo entre PDT e PMDB
Da esquerda para direita: Telmo, Zecão, Helena e Hélio formam a nominata que confirma acordo entre PDT e PMDB

Em seu discurso, Zecão agradeceu a confiança, principalmente, em relação ao PDT que cumpriu o acordo realizado entre as duas siglas no final do ano passado. Ele disse que vai trabalhar pela igualdade, frisou o respeito entre aqueles que divergiram da composição da Mesa eleita. Para ele, a prioridade será trabalhar com unidade com vistas ao desenvolvimento e ao ‘melhor’ para a cidade. “Estou feliz em trabalhar em prol de Venâncio Aires em 2016”, destacou.

EXPECTATIVAA expectativa que a vereadora Cleiva Heck (PDT) pudesse postular candidatura não se confirmou. O PDT esteve reunido neste final de semana e definiu que essa possibilidade poderia fragilizar o partido e, acima de tudo, a governabilidade do último ano do mandato do prefeito Airton Artus. Cleiva tinha desejo de presidir a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores neste último ano de mandato, mas nunca declarou oficialmente que iria postular. A postura da parlamentar na sessão da última quinta-feira, 17, durante a votação do projeto de lei que reduzia o número de assessores parlamentares, sinalizou como uma possibilidade para que isso ocorresse. O que pode ter feito a parlamentar seguir o alinhamento do partido é a possibilidade do vereador Jarbas da Rosa (PDT) ser o candidato do PDT a prefeito de Venâncio Aires e, assim, garantir unidade entre o partido e a base do governo na Câmara de Vereadores. Durante a comunicação de vereadores, ela disse que neste ano ‘o projeto maior foi definir o nome de Jarbas como candidato a prefeito pelo PDT’. Porém, o parlamentar não confirma a informação. Ele e Telmo ainda disputam, internamente, no partido, e apenas no início de 2016 deve ocorrer uma definição.