Antes das eleições em segundo turno, o presidente do Legislativo Municipal, José Cândido Faleiro (PT), afirmou que o candidato do PMDB para o governo do estado era um pastel de vento, por não ter projetos de governo para apresentar a população gaúcha. A bancada do partido de José Ivo Sartori na Câmara, saiu em defesa do novo governador, e comemorou o resultado das eleições nesta semana.
Após as eleições, o vereador peemedebista, José Ademar Melchior (PMDB), o Zecão, trouxe para a reunião da Câmara desta segunda-feira, 27, um pastel recheado, em resposta ao petista, afirmando que Sartori tem projeto de governo e por isso garantiu a sua eleição no estado. “O nosso o presidente da Câmara teve um ataque, porque o desespero leva a perder o equilíbrio, se tinha a expectativa do partido dele perder o estado e o governo federal, por isso saiu dizendo que o Sartori era um pastel de vento. Então eu quero dizer que este pastel esta aqui, recheado pela população, que escolheu o novo governador.”
Zecão rebateu afirmando que o pastel de vento agora é o atual governador, Tarso Genro, que perdeu o pleito do último domingo. “O seu pastel que era cheio e o meu era de vento, agora o pastel do teu governador está de vento, esvaziou. Então a gente tem que ter mais respeito com os candidatos. Lamento também pelos acontecidos e as denúncias de corrupção envolvendo o PT.”
Cândido Faleiro, afirmou que o momento final da campanha foi mais acalorado, e por isso acabou chamando o candidato peemedebista de pastel de vento, pela falta de propostas claras para governar o Rio Grande do Sul. “No momento mais acalorado tivemos um debate muito forte em cima da presidenta, e aí acabamos se passando, fiz uma analogia, mas não foi um ofensa ao então governador. Apenas fiz um comentário em uma questão que vinha sendo comentado muito de que o programa de governo era vazio, sem propostas claras. Mas vamos trabalhar muito para que ele tenha êxito no seu governo.”
A atitude do vereador Zecão arrancou risadas dos demais parlamentares, e foi também comentada pela vereadora Helena da Rosa (PMDB).
Dos votos para governador, os eleitores de Venâncio Aires somaram 57,85% para Sartori e 42,15% para Tarso Genro. Já para a presidência, 49,28% optaram por Aécio Neves (PSDB) e outros 50,72%, por Dilma Rousseff (PT).